14/04/2019

Hidratando a Alma: Palestra “Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século?” – Augusto Cury

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooiiieee!

A palestra de hoje é com o Augusto Cury, realizada no dia 09 de Agosto de 2016 na escola Pequeno Polegar em Curitiba – Paraná.

O assunto é “Ansiedade – Como enfrentar o mal do século?” e vai muito de encontro com aquilo que o Espiritismo sempre fala: Cuida e vigia dos seus pensamentos.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Augusto começa falando sobre como o ser humano é complexo, pois ele cria problemas quando não tem e que dialogar consigo mesmo é a mais importante das ferramentas humanas, e hoje em dia, se quer tem tempo para isso.

Lembra dos milhões de dados falados mundo afora e há silêncio absoluto sobre os dados do mundo de dentro, ou seja, silenciamos no único lugar onde não se pode ficar calado.

Cury diz que a geração atual é mais triste e dá um exemplo onde temos a medicina mais avançada e nunca estivemos tão doentes.

Fala da síndrome do pensamento acelerado e que pensar demais sem gerenciamento acaba se tornando uma bomba e nos tornamos carrascos de nós mesmos. Também diz que o sono está deixando de ser reparador para ser gasto de energia emocional inútil e o quanto pensar demais dificulta o combate ao câncer.

Lembra sobre como a modernidade e atualidade transformou o humano em um ser conformista, vitimista e que não sai da zona de conforto.

Augusto diz que as decisões mais importantes da vida são solitárias e que comportamentos também viciam, assim como pessoas viciam pessoas e sempre existem as mesmas respostas para os mesmos problemas.

Comenta também sobre como a pessoa pode ser ótima para a sociedade e um carrasco para si mesmo e que não é só o “eu” que dirige o cérebro, existem o gatilho, a janela, âncora da memória e o auto-fluxo. Augusto trás diversos exemplos de como esses fatores nos atingem, praticamente em todos os momentos.

Relembra a importância de viver o hoje, pois estamos sempre vivendo no futuro ou no passado. E diz que emoções se renovam todos os dias e não possuem estabilidade. Já os pensamentos são mais fluidos ainda e se renovam em segundos.

Por fim, fala das questões de querer mudar o outro, os padrões nas escolas e empresas, sobre o livro Vendedor de Sonhos, conta histórias de si mesmo e de como as mulheres se comparam com capas de revistas e acabam adquirindo anorexia e bulimia.

A palestra foi toda baseado na experiência do palestrante na sua área de profissão e é incrível como tudo se encaixa: Um psiquiatra fala da importância dos pensamentos, sendo que a Doutrina Espírita comenta a mesma coisa.

Foi falado sobre a ansiedade e um pouco da depressão, mas sabemos o quanto os pensamentos podem ir mais fundo e serem mais prejudiciais do que somente esses dois fatores.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉