02/06/2019

Hidratando a Alma: “Quando Cuidar do Corpo e da Mente não é Suficiente” – Décio Iandoli Jr

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooieee!

Bora hidratar a alma nesse domingão? Booooraaa!

A palesta espírita de hoje é com o palestrante e médico Décio Iandoli Jr, realizada no dia 24 de Setembro de 2016 no Recanto da Prece Euripedes Barsanulfo em Campo Grande (MS) e tem como assunto Quando Cuidar do Corpo e da Mente não é Suficiente.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Décio começa falando sobre a mudança na maneira de ver a saúde e da valorização desse cuidado.

Lembra também sua carreira na medicina e de como evoluiu desde sua formação. Diz que a medicina preventiva é a ideal e não a da doença.

Fala da banalização do cuidado e a determinação se tal fato é ruim ou bom é o jeito que vai ser utilizado.

Décio brinca com aquelas pessoas que se auto diagnosticam e se auto medicam e só vão atrás do médico para pedir exames e mesmo assim não se conformam com os resultados.

Diz sobre alguns casos em que a informação já é uma revolução e cita os exemplos das vacinas e cintos de segurança.

Comenta sobre a indignação nos dias atuais e antigamente era somente conformação. E fala de como deveríamos ficarmos espantados por ficarmos espantados com as notícias boas que aparecerem na televisão e isso só acontece porque, provavelmente, não faríamos o mesmo.

Depois mostra o ranking das mortes mais comuns no Brasil nos dias atuais, sendo doença no coração como a vencedora. Lembra que na Suíça, a primeira causa é acidente e a segunda é suicídio, ou seja, outra realidade.

Fala então sobre as questões da mente, onde definir é dar limites e para algumas coisas, como vida e mente, esses limites não existem porque não são materiais.

Comprova que os humanos não conseguiram definir o que é mente. Já Emmanuel discorreu tranquilamente sobre o assunto no livro Pensamento e Vida.

Diz que a mente é uma fração do que cada pessoa é, sua expressão naquele momento. A consciência é o tamanho do espelho, quanto maior, mais consigo enxergar.

Lembra quando damos cultura e conhecimento para alguém, estamos aumentando a sua capacidade de escolha, pois o pior lado de todos é ficar em cima do muro.

Fala que das pessoas que tem medo de errar e as mesmas são orgulhosas e vaidosas. Só se aprende errando, então, é necessário a compreensão dos erros.

Décio comenta que as escolhas são feitas a partir do conhecimento de cada um. Quanto mais se conhece, maior a responsabilidade delas.

Relembra sobre as escolhas dos seres humanos e de quanto ficam pensando no caminho oposto ao escolhido. Diz sobre a necessidade de se abrir mão, pois é impossível andar por dois caminho.

Décio diz que a espiritualidade é a bússola auxiliar para as nossas escolhas. Por causa disso, acertamos mais. É necessário saber onde se que chegar.

Fala que a espiritualidade é enxergar além do óbvio, dos sentimentos e dá significado para onde determinado fato vai me levar.

Por fim comenta o quanto um livro lido por muitas pessoas é feliz, principalmente por causa do conhecimento transmitido. E somente cuidar do corpo e da mente não é tudo. É necessário trabalhar a nossa individualidade, nosso espírito.

Eu gosto das palestras do Décio porque são tão “fora da caixa”. Consegue interligar o seu mundo médico com o espiritual de forma brilhante. Sempre consegue mostrar por a mais b a importância do corpo, mente e espiritual e o quanto elas estão interligadas. Fantástico!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉