16/07/2019

A Bússola e o Leme – Haroldo Dutra Dias

Por Juliana Morgensten de Souza

A Bússola e o Leme / Haroldo Dutra Dias / 209 Páginas / Editora Letramais / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooieeee!

Daí o Haroldo Dutra Dias lançou um livro novo, ele apareceu no Kindle Unlimited e me joguei.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Haroldo Dutra Dias, neste livro fantástico e inovador, traz o resultado de vinte anos de estudos e pesquisas demonstrando que somos portadores de um inato senso de direção e sentido e aponta caminhos para ativarmos esses potenciais em momento oportuno.

Ele nos auxilia a tomarmos decisões e mudar o rumo quando os desafios aparecem, mas acima de tudo para agirmos com antecedência e nos prepararmos para as turbulências de nossa vida pessoal, social e corporativa.

Qual a direção e qual o sentido da sua existência? Como você está se sentindo durante sua viagem? Você tem seguido a melhor rota? A Bússola e o Leme nos convida a refletir sobre natureza, tempo, jornada, trajeto e sobre o próprio viajante. Ao reconhecer, compreender e utilizar os padrões que regem essa verdadeira “odisseia”, você poderá fazer escolhas mais adequadas, tornar-se alguém melhor e, finalmente, aproveitar a viagem.

A obra é dividido em duas grandes partes, sendo a primeira com 6 capítulos e a segunda com 12. E a parte três são dois exercícios pessoais.

Ao longo de toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre a vida humana através de metáforas e nos comparando com aves migratórias e os aviões como um todo e seu planejamento aéreo.

No primeiro capítulo é sobre o começo da nossa jornada na Terra. Aqui Haroldo fala o planejamento da jornada, os quatro ciclos de vida, os medos e bloqueios existenciais, as respectivas famílias e suas heranças, os corpos e mentes.

Ainda no primeiro capítulo, o autor mostra em formato de gráfico as várias etapas da vida e seus significados, além de um checklist dos setores humanos, suas construções internas e externas. Sabe toda a preparação para um avião alçar voo? Exatamente isso que devemos fazer conosco.

Exemplo: O setor é a academia do ser. Suas construções internas são o conhecimento, reavaliação e reorientação, aprimoramento da intuição, busca de significado da existência. Suas construções externas são o ambiente onde desenvolvemos e aprimoramos a intuição, sistemas educacionais, filosóficos e religiosos onde buscamos o significado da existência e da verdade. E por aí vai.

Por fim nessa parte o livro traz a informação de que pessoas extrovertidas, são o oposto em algumas áreas internas da vida. E vice-versa.

Depois vem o segundo capítulo onde o ser humano já está navegando na vida. Aqui somos o comandante da aeronave e o avião é a vida. O autor mostra que nós somos responsáveis pela operação e segurança do voo.

Traz o paralelo que no céu existem aerovias e os aviões devem circular por elas. Se fugirem disso podem causar sérios problemas como acidentes. Ou seja: Caso mudemos a rota, podemos nos perder e causar graves problemas tanto conosco quanto com o próximo.

Haroldo também comenta sobre a importância da comunicação, da linguagem e mostra que o uso impecável da palavra envolve três elementos: expressão, modo e voz.

A leitura leve e fluída e o texto é de fácil entendimento a todos.

Sabe aquele livro necessário de se ter nas mãos e ir sublinhando e escrevendo em todas as partes? Pois é esse. Mesmo tendo esses recursos no Kindle, me dava uma vontade de imprimir e poder colorir o papel. 😛 Tanto que os exercícios estimulam a isso.

Confesso que Haroldo me surpreendeu horrores. Fugiu total do seu tradicional e eu adooooreeei. Agora além de ótimo juiz e palestrante, se tornou um excelente escritor.

Daí vem a pergunta: “Ju! o livro é espírita?” Metaforicamente falando é, porém, sem linguagem espírita. Deu pra entender? 😛 É tipo auto-ajuda com elementos do espiritismo bem sutis para entrar na cabeça daquela pessoa leiga.

Onde Achar:

Livro Físico:

E-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Já leu A Bússola e o Leme? Me conta sua experiência literária nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉