01/09/2019

Hidratando a Alma: Palestra “Transtornos Emocionais e Obsessão” – Maria Elizabete Ko Freitag

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!

E assim inicia mais um setembro amarelo e para hidratarmos a alma nesse domingão escolhi uma palestra com dois assuntos importantes que fazem muitas pessoas tirarem suas vidas: Transtornos Emocionais e Obsessão.

O evento foi palestrado por Maria Elizabete Ko Freitag na Sociedade Espírita Bezerra de Menezes em Porto Alegre (RS) no dia 16 de março de 2018.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Ela começa falando sobre os livros Divaldo Franco Responde onde os mesmos serão as diretrizes da palestra. E lembra sobre os transtornos emocionais e a obsessão.

Fala sobre a sutileza da obsessão e não existir nada diferenciando uma situação da outra. E ao longo da nossa existência espiritual tivemos comportamentos infelizes e felizes e tudo isso fica marcado no perispírito.

Diz sobre a responsabilidade que temos sobre nós mesmos e da necessidade do auto cuidado, principalmente dos pensamentos.

Conta a história da psicóloga Nice Silveira que ficou impressionada com o jeito como os problemáticos mentais eram tratados. Assim como Inácio Ferreira e sua preocupação com esses indivíduos e do começo dos exames para diagnosticar se a pessoa tinha obsessão ou não. Ferreira era internacionalmente conhecido, porém, ninguém sabe quem é ele no Brasil.

Comenta sobre as dificuldades que nos fazem ver o trilhamento dos caminhos errados e do quão importante é parar de viver no automático e começar a cuidar dos pensamentos.

Freitag fala da existência de 3 tipos de pessoas: Otimistas, Vai Com As Outras e Pessimistas. E o quanto cada uma interfere na nossa vida, tanto de forma positiva quanto negativo.

Lembra a importância das conversas que temos com outras pessoas e a partir desses cuidados começa-se a ter uma vida mais saudável.

Diz sobre a maioria não acreditar a continuidade da vida e essas mesmas pessoas não cuidam do lado de dentro.

Fala sobre o Espiritismo educar espíritos e não curar corpos e o que interessa ao espírita é educar o espírito e depois do desencarne ser atendido e começar a trabalhar para ser útil no plano espiritual.

Depois a palestrante discorre sobre a mediunidade e como os dons mediúnicos independem da moral e lembra sobre os trabalhadores já saberem as suas necessidades para cuidados espirituais e mentais.

Lembra que a mediunidade se revela de forma diferente para cada um e a importância de saber diferenciar sensações físicas de dons mediúnicos e isso se aprende com o tempo.

Comenta sobre transtornos emocionais e obsessão não possuem limites e eles se misturam. E quando ocorre uma enfermidade é sinal de algo errado.

Elizabete fala sobre os gatilhos e o desequilíbrio acontece porque cada um responde de um jeito ao fato externo acontecido.

Por fim, diz sobre os motivos e causas das obsessões nos seres humanos e lembra da importância da pessoa com transtornos emocionais de cuidar e não poder trabalhar mediunicamente.

Que surpresa maravilhosa! E quanta didática! Fiquei impressionada. Tão prática e direta que a palestra durou menos de 1 hora. Gosto assim. Verei mais coisas dela com certeza. Recomendadíssima.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉