02/09/2019

Suas Verdades O Tempo Não Apaga… – Américo Simões

Por Juliana Morgensten de Souza

Sua Verdades O Tempo Não Apaga… / Américo Simões / 352 Páginas / Editora Barbara / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooieeeee!

E daí eu li Américo Simões e minha primeira experiência literária com o autor foi Suas Verdades o Tempo Não Apaga…

Bora conferir todos os detalhes na resenha!

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

No Brasil colonial, em meio às amarguras da escravidão, o destino une o jovem Thiago Amorim a Melinda Florentes, duas almas, um só destino, dois espíritos, espelhos de uma mesma alma, importunada pelo amor e pelo ódio e que, no íntimo, anseia loucamente para se desapegar das ilusões materiais e viver somente as verdades do coração.

É um romance antigo que inicia no Brasil em 1872 onde Romeu se encontra viúvo depois da morte se sua esposa Antônia e conta com dois filhos, Thiago e Breno.

Antes de desencarnar Antônia escreve duas cartas revelando a verdade sobre Breno, onde o mesmo foi adotado pois sua mãe não tinha condições financeiras de criá-lo. Além de possuir uma irmã chamada Luisa que estava internada em um manicômio por ser considerada louca. A única a saber dessas histórias, até então, era a criada Ida…. até Romeu descobrir toda a verdade.

Thiago sempre foi muito sensível e criou uma rivalidade com o irmão só existente em sua cabeça. Além disso, ele sempre foi muito agressivo, violento, megamente preconceituoso e ambicioso. Ainda assim se apaixonou por Maria Eduarda, uma moça educada e espiritualizada.

Romeu, por sua vez e para o bem dos meninos, decide encontrar Luisa e acaba descobrindo que a loucura imposta por Antônia era mediunidade. Luisa conseguia comunicar-se com os mortos e tinha plena ciência disso, tanto que ajudava horrores no manicômio descobrindo quem tinha problemas espirituais.

Tudo ia bem, até Thiago descobrir as tais cartas e criar um plano mórbido para atingir o irmão: Se passar por ele e obter tudo que seria de Breno. Larga o grande amor da sua vida e por interesse se casa com Melinda, que supostamente, tinha muito dinheiro na Europa.

Todo o plano de Thiago sai pela culatra e ele começa a sofrer todas as consequências dos seus atos, inclusive mentalmente e moralmente. Em um certo momento é acusado da morte de Melinda, principalmente pelo fato de ter dito diversas vezes querer matá-la.

Como dizem: As pessoas amadurecem pelo amor ou pela dor e Thiago quis crescer pela dor. Com a ajuda de Luisa, conscientiza-se da sua mediunidade, da obsessão grave na qual tinha entrado e no fim tudo fica mais fácil.

Além da narrativa principal, a obra também aborda a escravidão, a revolta dos negros contra os brancos, a espiritualidade dos mesmos e de como alguns usavam isso contra os outros de forma maléfica.

As partes espirituais são presentes em toda a história e os esclarecimento ficaram por conta de Luisa e alguns escravos espiritualizados.

O texto é de fácil entendimento, mesmo sendo um romance histórico e a leitura é mega fluída e envolvente. Sabe aquela sensação de não querer parar de ler? Pois então.

Tiveram algumas partes soltas de personagens secundários, mais não alterou em nada a obra em um todo. Além disso, os plots twits carpados maravilhosos esconderam esses pequenos probleminhas.

No fim de tudo ficou a minha certeza de ler mais livros do Américo. Muito bom!

Onde Achar:

Disponível em formato físico:

(Blog recebe comissão por venda)

Já leu Suas Verdades O Tempo Não Apaga? Me conta a sua experiência literária nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉