06/09/2019

O Morro das Ilusões – Zibia Gasparetto

Por Juliana Morgensten de Souza

O Morro das Ilusões / Zibia Gasparetto / Pelo Espírito Lucius / 288 Páginas / Editora Vida e Consciência / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooisss!

E como combinado no último post do Projeto Lendo Zibia Gasparetto, bora dar um passo para trás e depois um pulão para frente. 😛

A obra de hoje é O Morro das Ilusões, o 2º livro da autora e também em parceria com o espírito Lucius.

E bora para a resenha conferir todos os detalhes.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A magia do povo cigano e os dogmas da igreja na França do século 18 são contatos por meio de personagens marcantes e que se cruzam numa sequência de embates. 

A história é um romance antigo que começa antes da Revolução e tem como protagonista o duque Roberto. Volúvel, leviano e vaidoso, ele se apaixona pela simples Anete e acabam tendo Marise como filha.

Por questões sociáveis e dinheiro, ele larga quem realmente é apaixonado e casa-se por conveniência com Alice com quem tem dois filhos: Julie e Roberto.

Tudo ia bem até que Marise se torna adulta e a mãe pede auxílio a Roberto para ela sair do convento e ter uma vida normal. Incapaz de dizer a verdade para todos, a moça vai morar com Frei Antônio.

A partir daí começa uma bola de neve sem fim e sem precedentes também. Ao mesmo tempo, os ciganos aparecem na cidade, Julie fica encantadíssima pelo cigano Rublo, por vaidade acaba se envolvendo com o rapaz e tudo sai do seu controle.

Em paralelo a isso, temos a história do cigano Ciro, que também é a parte espiritual da história. Ontem era o padre Frances, e por diversos motivos religiosos e preconceitos, acaba sendo dado como morto. Frances vira Ciro e o mesmo passa a ajudar muitas pessoas com sua mediunidade de cura. Além disso, sempre esclarecendo e levando a verdadeira mensagem de Deus.

Ao longo da narrativa a falta de comunicação e de comprometimento, o ciúmes, a vaidade, as aparências, o jeito volúvel de ser, as hipocrisias de algumas pessoas da Igreja também são abordados.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e mega envolvente.

O mais engraçado que passei o livro todo tendo a sensação que os personagens de O Morro das Ilusões interligam com Esmeralda. No fim foi bem bom ler depois para ter essa percepção.

De todos que li até agora foi meu livro preferido escrito pela Zibia, principalmente por tratar de modo suave os assuntos e mostrar os ciganos como seres humanos “normais”, digamos assim. E quero colocar Ciro em um potinho. Como faz? Que criatura sensacional.

Além do mais, Roberto representa muitas pessoas levianas que vão fazendo o que bem entendem, sempre pensando na sociedade e no próprio umbigo e depois não sabem desenrolar a bola de neve criada por elas mesmas. Tenso e complicado demais.

Próxima Parada: 4 de Outubro de 2019 com O Fio do Destino.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Você recebe desconto e o blog ganha comissão por venda)

Já leu O Morro das Ilusões? Me conta a sua experiência literária nos comentários. 😉

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉