15/09/2019

Hidratando a Alma: Palestra “Como Lidar Com Frustrações” – Rafaela Motta

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooiieeee!

Bora hidratarmos a alma nesse domingão? Booooraaa!

A palestra espírita de hoje é com Rafaela Motta com o assunto “Como Lidar Com Frustrações” e foi realizada no dia 13 de Agosto de 2019 na Comunhão Espírita de Brasília.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Rafaela começa falando sobre as frustrações existirem para todos e como o assunto é abordado à luz da psicanálise.

Diz sobre todo ser humano ser movido por paixões e vivemos sempre em busca de satisfação e prazer. Lembra que isso acontece porque somos dominados pelo ego e isso tira a capacidade de ver o outro como a si mesmo.

Lembra sobre ninguém conseguir dar aquilo que não tem e todos querem ser aquelas pessoas sempre evoluídas, em constante reforma íntima e melhora.

Motta comenta que todos serão luzes, incluindo até os mais criminosos e o caminho de cada um é talhado pelo livre arbítrio.

Fala sobre vivermos em uma sociedade da perfeição e competitividade e sempre querermos o sucesso acima de tudo.

Rafaela lembra que as pessoas podem ter anseios pessoais e profissionais, inclusive os espíritas. A diferenciação é o que estamos fazendo com essas informações nas nossas vidas.

Comenta sobre as frustrações cotidianas fazerem parte para equilibrar o nosso ego e da importância de nos frustrarmos e de diferenciar as frustrações diárias e fáceis de serem administradas e daquelas existentes desde a infância.

Fala sobre os três tipos existentes de frustrações e discorre sobre as mesmas, lembrando que a primeira é a inventada, ou seja, aparece por falta de auto amor e começa com a comparação da própria vida com o que é visto nas redes sociais.

Rafaela traz os dados de pesquisas recentes onde são mostrados sobre as redes sociais serem comparados a vícios como cigarro e álcool e como isso atinge a maioria das pessoas.

O segundo tipo de frustração é o tempo de colheita, aquela onde a paciência e preserverança são essenciais, pois a maioria de nós não sabe lidar com as dificuldades dos processos de algo.

A palestrante conta uma história sua de quando era professora do ensino médio e a maioria dos alunos queria sempre os mesmos cursos como medicina, direito e engenharia. Fala de como esses estereótipos viram crenças e depois frustrações, pois algumas dessas pessoas possuem outros dons e lembra que qualquer pessoa se frustra fazendo algo não vindo do coração.

Comenta que a grande questão é o auto conhecimento, pois é necessário saber quem se é, suas buscas e aquilo do que cada ser humano é movido.

Discorre sobre os exemplos onde as pessoas se empolgam no começo, pensam no fim e esquecem totalmente do meio, lembrando as pessoas que pensam em casar já pensando nas bodas de ouro e não lembra dos ônus ao longo da trajetória para a chegada dos 50 anos de casamento.

Rafaela fala dos seres humanos não saberem lidar com o tempo e o quão o mesmo é importante para a construção dos nossos ideias. Também lembra da ansiedade e suas consequências negativas e das pessoas não conseguirem viver o momento e estar no momento presente sem ir para o passado ou futuro.

Fala sobre a diferença entre esperar e ser passivo e o quanto usamos a palavra “mas” no nosso cotidiano, discorrendo sobre a problemática nas relações atuais, principalmente a falta de escuta.

Depois comenta sobra o terceiro tipo de frustração que é aquela por algo inatingível no momento, pois algumas coisas e em determinadas circunstâncias não vão ser conseguidas por questões morais, psíquicas, entre outras.

Rafaela dá o exemplo da mega sena e lembra que muitos não possuem capacidades morais para lidarem com tanto dinheiro e que algumas coisas não acontecem para o nosso bem.

Lembra a necessidade de termos consciência de podermos dar saltos evolutivos, porém, nunca sermos uma Madre Teresa de Calcutá.

Por fim, fala sobre que essas frustrações vem para nos dar humildade, resignação e aceitação dos desígnios de Deus, lembra sobre cada um tem seu próprio caminho e não é necessário comparações porque cada ser é único e que talvez a jornada seja rever as expectativas para o seguir com frustrações legítimas.

Minha gente! Eu fiquei tão feliz quando vi existirem outras palestras da Rafaela. Ela leva os assuntos do Espiritismo de uma forma tão leve e gente como é gente. Quem ainda não a conhece, não perca tempo. E aproveite para dar muitas risadas também. 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=UIo9Dq9YnQ0

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉