27/10/2019

Hidratando a Alma: Palestra “Gratidão” – Vinícius Lousada

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooieeee!

Bora hidratarmos a alma nesse domingão com a palestra espírita de hoje com o assunto Gratidão, proferida pelo Vinícius Lousada no Centro Espírita Leon Denis em Porto Alegre – RS.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre a gratidão nos dias atuais e sobre o hábito de agradecermos, e assim, promovermos dentro de nós um contentamento pelo simples fato de estarmos vivos e conseguirmos passar por situações desafiantes.

Lembra que na nossa condição espiritual não é comum agradecermos e comenta sobre O Livro dos Espíritos, a lei da atração e a prece.

Fala sobre algumas coisas tornarem-se tão triviais e corriqueiras e não damos o devido valor e atenção e dá exemplos da saúde e tomar banho e comer sozinho.

Comenta que precisamos nos indagar dos motivos de não nos lembrarmos de agradecer tanto as bençãos quanto as dificuldades e discorre sobre as provas e expiações através do O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Diz sobre as experiências onde somos convocamos a exercitar o uso da inteligência e a reforma moral e os resgates dos débitos. Lembra sobre ainda sermos inferiores porque ainda somos dominados pelas paixões e nos deixamos conduzir por emoções perturbadoras.

Discorre sobre a incapacidade do diálogo, principalmente nos dias políticos atuais e comenta sobre o mal que ainda em existe nós e ainda é ele orientado o viver de cada um.

Lousada fala sobre estarmos na direção do progresso e aprendendo com os erros e sempre temos novas experiências de aprendizados graças a reencarnação. E diz que dada a nossa imperfeição, raramente agradecemos e cita exemplos de doenças e quando vamos ao médicos.

Depois fala sobre só agradecermos as coisas boas e o quanto temos o hábito de reclamar e falar palavras odiosas sem nos darmos conta. Lembra os textos de Emmanuel e as cartas de Paulo onde são citados os hábitos da gratidão.

Fala sobre as circunstâncias frustrantes serem bençãos porque normalmente são experiências onde estamos iludidos e a Espiritualidade nos envia fatos para crescermos. Também comenta do sofrimento ter uma função reeducativa e nos coloca em outro patamar a respeito da vida.

Vinicius relembra que quando colocamos de forma adequada em alguma situação negativa, adquirimos novos hábitos positivos como a disciplina e depois fala das experiências de quase morte. Discorre sobre o o sofrimento ser a quebra do orgulho e egoísmo, acabamos tendo mais empatia com aqueles que possuem o mesmo “perrengue” e cita o exemplo da depressão.

Depois comenta as doenças na juventude, da crise ser uma oportunidade de redenção, entra nas questões do sucesso e realizações profissionais e materiais. fala sobre as perdas que na realidade são ganhos, que julgamos as pessoas pelos jogos mentirosos das aparências e também o êxitos conquistados por outrem através dos diplomas, contas bancárias e prestígio social.

Por fim, fala sobre as prisões das questões materiais, o quanto ser anônimo é benéfico em algumas situações, os motivos que algumas pessoas levam a cometer o suicídio, das muitas vezes que reclamamos tanto e deixamos de aprender as lições apresentadas, relembra as programações feitas antes das reencarnações, a importância da prece e relembra as histórias de Chico Xavier com seus problemas de saúde.

Eu acompanhei a palestra do Vinícius no 10º Congresso Espírita RS e fiquei encantada. E agora quero que vocês fiquem encantadxs junto comigo. 😛 Quanta serenidade e aprendizado em menos de uma hora. Só verdades com uma calma incrível.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉