01/12/2019

Hidratando a Alma: Palestra “A Vida na Visão do Espiritismo” – Alexandre Caldini Neto

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!

Bora hidratarmos a alma nesse domingão e a palestra espírita de hoje é com o jornalista, autor e palestrante espírita Alexandre Caldini Neto com o assunto “A Vida Na Visão do Espiritismo”, realizada no dia 6 de março de 2018 no Instituto Espírita de Educação em São Paulo-SP.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Ele começa falando sobre todos saberem decor e salteado sobre o assunto é que a beleza do Espiritismo é o dia-a-dia e a maioria saber, mesmo não sabendo espírita.

Comenta sobre a vida e as situações complicadas em todos os países e estarem de cabeça para baixo. Lembra as pessoas que saem do Brasil e acabam tendo algum problema no exterior e conta a história de um amigo seu.

Discorre sobre o seu livro que leva o mesmo nome da palestra, onde o mesmo está estruturado em 9 partes e fala da sua construção para a criação da obra. Lembra a importância de ler Kardec e quando mais se lê, mais se encontra coisas novas.

Fala sobre o preparo para a reencarnação e a longa conversa existente para o retorno, principalmente com aqueles que brigaram em outras encarnações, a problemática do aborto, o esquecimento do retorno e as chegadas e partidas, lembrando que no mundo espiritual as pessoas também ficam tristes com o nosso retorno a Terra.

Comenta a existência de outros mundos, diz sobre o planeta Terra ser uma escola, hospital, manicômio e presídio e que a vida está complicada para evoluirmos. Fala sobre a frase aproveitar a vida, ser feliz instantaneamente e dá impossibilidade de ser feliz o tempo todo e é totalmente natural.

Alexandre discorre sobre as provas e expiações, a questão do sofrimento e o entendimento da Doutrina Espírita quanto a essa questão. Comenta sobre ajudar os outros, sempre tendo o aval da própria pessoa com carinho e caridade.

Diz sobre o reencarne, que todos estamos improvisando, errando e acertando e nossas dores nos educam. Relembra os familiares, as problemáticas, disputas e os parentes complicados. O mesmo vale para o ambiente de trabalho.

Lembra sobre algumas pessoas serem mais felizes que outras, as diferenças personalidades dos gêmeos, a homossexualidade e nada ser proibido no Espiritismo. Comenta sobre a adoção e que é a volta de quem você teve afinidade anteriormente. Fala sobre o casamento, divórcio, a não necessidade de cerimônias e a importância do amor e respeito em todos os momentos. O palestrante comenta sobre a mudança de conceito de família nos dias atuais e atualmente sermos filhos e filhas por mais tempo.

Discorre sobre a compreensão das leis morais, o destino, livre arbítrio, as obsessões gerais e por amor, os médiuns enganadores, as religiões e fala da beleza do Espiritismo e sua autonomia. Diz que a religião ideal é aquela onde a pessoa se torna melhor. Uma religião boa para x, pode não ser para y. Comenta sobre o medo, preguiça, fofoca, inveja, orgulho, arrogância e preconceito.

Cita aquelas pessoas que usam a sua inteligência para o mal, as evoluídas intelectualmente, mais não moralmente. E vice versa. E relembra a questão de querer mudar o outro.

Alexandre mostra a diferenciação de ganância e ambição, paixão e amor. Fala do ciúmes, omissão, distração e as justificativas da carne ser fraca. Passa a falar das questões assertivas como coragem, responsabilidade, disciplina, confiança, simplicidade, gentiliza e sinceridade com doçura.

Por fim, lembra que os problemas nunca irão terminar, a necessidade de mudarmos a nossa perspectiva, sobre fazermos o nosso próprio céu e inferno, as influências e companhias espirituais, as portas e entradas para a obsessão,a saúde do corpo, da mente e do espírito, a problemática da cerveja e dos excessos da comida e o quanto temos que sempre vigiar e orar e nos conhecer.

Já tinha ouvido falar no Alexandre Caldini, porém, nunca tinha visto nem lido nada dele e que surpresa maravilhosa. Cotidiano, didático e prático. Simples assim. E fiquei com muita vontade de ler os dois livros dele, principalmente porque devem seguir o mesmo caminho de praticidade.

CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR A PALESTRA:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉