Vaidade: Um Manancial de Ilusões – Roberta Teixeira da Silva

28 janeiro 2020

Vaidade: Um Manancial de Ilusões / Roberta Teixeira da Silva / Pelo Espírito Angeluz / 304 Páginas / Lúmen Editorial / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooieeee!

E o livro enviado pela Boa Nova no Clube do Livro em agosto 2019 foi Vaidade: Um Manancial de Ilusões, escrito por Roberta Teixeira da Silva em parceria com o espírito Angeluz.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Aline é sequestrada e sofre um golpe na cabeça, perdendo a memória. Sem saber do seu passado, Aline vai trabalhar como serviçal em uma fazenda cafeeira, onde passa a cuidar de Brenda, uma menina diagnosticada com esquizofrenia e mantida em cárcere privado. Para ajudá-la, Aline conhece a doutrina espírita e descobre que a moça não é esquizofrênica, mas sim médium. O que Aline não imagina é que se lembrar de suas origens pode lhe custar a vida…

É um romance antigo e tem Aline como protagonista. A moça é ameaçada de morte depois de ver o pai matando sua mãe, foge, acaba perdendo a memória quando é resgatada por Quitéria.

Vaidosa e ambiciosa por sentir que a menina era abastada, a senhora a leva para a família Guarrido e deseja tudo de valor que a moça receberá.

Chegando ali, Aline encontra uma família totalmente desestruturada internamente e de aparências. O barão Guarrido e a baronesa Patrícia casaram por bens e são totalmente opostos. Ele é machista, autoritário e não aceita falha nas suas regras, além de ter a governanta Cleonice como sua amante a anos. Possuem dois filhos: O mimado e social Maurício e a excluída da sociedade Brenda por ter sido diagnosticada com esquizofrenia e vive, teoricamente, falando sozinha.

Aline passa a ser dama de companhia da moça e recebe da quase falecida Salete meios para entender o que se passa com Brenda, ou seja, livros da codificação escrito por Allan Kardec.

Desde então, acompanhamos os aprendizados e abrir de olhos tanto da protagonista quanto da médium. O leitor fica sabendo que Orlando realmente existe e é o mentor de Brenda, sempre apoiando e auxiliando, o quanto a médium é sensível, a extrema importância do orar e vigiar, mantendo sempre os pensamentos elevados e os motivos anteriores dos personagens atuais estarem passando por tantos perrengues.

Paralelo a isso, temos o interesse de Maurício em Aline e a impossibilidade social por ela, teoricamente, ser pobre. A ganância sem limites de Quitéria, que arma para o próprio marido para se dar bem e Eustácio (pai de Aline) em sua contínua arrogância e desespero para não descobrirem os motivos da morte da sua esposa.

Durante toda a narrativa são colocados contrapontos entre os personagens vaidosos e ambiciosos e aqueles moralmente inteligentes e preocupados com outras questões mais “importantes”, digamos assim. Além de Patrícia, Brenda e Aline, também tem Julio. O rapaz não aceita se casar sem amor e toda a sua família foge a regra das convenções sociais daquela época.

As partes espirituais ficam com Orlando, Gabriel e Beatriz no mundo espiritual e Aline na vida terrena.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega envolvente. É cada plot twist de se ficar zonza.

Fiquei surpresa com a autora, que até então, não tinha lido nada dela. Gostei e para quem gosta de Espiritismo na prática é uma ótima pedida.

Onde Achar:

Disponível em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉

(0) Comentários
Sobre
Ooooiee! Eu sou a Juliana, mais pode me chamar de Ju. :) Nasci e moro em Porto Alegre / RS. Sou Jornalista. Amo escrever. Sou espírita e adoro um hidratante corporal. Vem conferir como é normal ser espírita....ou vice versa. :P

Você pode também gostar

Comente pelo Facebook

Deixe seu comentário