16/02/2020

Hidratando a Alma: Palestra Hábito – Artur Valadares

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeeee!

E a palestra espírita de hoje é uma indicação de uma seguidora no Instagram: Artur Valadares com o assunto Hábito. O evento foi realizado no dia 5 de Julho de 2018 na Sociedade Espírita Kardecista O Consolador em Araraquara, interior de São Paulo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre o aniversário da Casa e o que, de verdade, sustenta e consolida um Centro Espírita. Depois fala sobre a palestra ser baseada no livro Pensamento e Vida de Chico Xavier em parceria com o espírito Emmanuel e as partes onde são falados sobre a mente e o pensamento.

Discorre sobre o hábito, fala sobre Allan Kardec e a sua definição de educação, onde o mesmo diz que é um conjunto de hábitos adquiridos. Isso quer dizer que educar e nos educar é pensar melhor os hábitos construídos ao longo da existência.

Lembra que educar a nós mesmos é a construção de hábitos felizes, harmoniosos e que se integram com as leis divinas. Depois começa citar as partes onde o assunto é abordado no livro Pensamento e Vida. Relembra que hábito é aquilo de tanto se fazer, acaba se condicionando e quando algo acontece, a mente já busca aquele hábito como caminho, onde a mesma já trilha a séculos e milênios.

Artur diz que hábito é aquele caminho mental criado de tanto que já foi percorrido, existe um roteiro mental e é algo consolidado. Estamos tão consolidados aos hábitos que quase nos ajustamos a eles sem qualquer resistência, é aquele espírito ainda vivendo ao sabor das circunstâncias e dá o exemplo do marinheiro sem experiência no mar e não sabe as condições do vento.

Depois fala sobre a maioria dos hábitos não serem felizes e, consequentemente, não conduzem a resultados felizes. Diz sobre aquele que não sabe onde ir, acaba indo para lugar algum. Comenta da necessidade de tomar consciência de si próprio e o dever de cada indivíduo desenvolver hábitos saudáveis e felizes porque os mesmos vão conduzir a resultados positivos.

O palestrante também lembra que é preciso assumir as rédeas da existência para não ser levado pelas circunstâncias da vida, da necessidade de deixar de sermos multidão para discípulos e aborda os 4 arquétipos fundamentais existentes no Evangelho.

Discorre de como construir um novo hábito e lembra os livros da parceria de Chico com Emmanuel como Ceifa de Luz, Consolador e Rumo Certo e trechos dos mesmos sobre o hábito. Diz sobre a importância de se ter uma meta para alcançar e que para chegar a um novo hábito espontâneo é preciso trilhar todo um caminho de disciplina. Também lembra o auto aprimoramento e a percepção de uma série de situações úteis para a evolução como a disciplina com alimentação, com o corpo, o sono, os estudos, meditação, oração e por aí vai.

Artur aborda a necessidade de trabalhar, no cotidiano, as pequenas disciplinas, pois são elas que levarão para as grandes conquistas. Diz sobre a ignorância e o quanto muitas pessoas relutam para sair dela, a consciência dos mínimos gestos no dia a dia, sempre exercitando a disciplina e com vontade na consolidação dos novos hábitos.

Dá os exemplos das obras Mundo Maior e O Livro dos Espíritos, onde foram abordados os novos hábitos e como o ato espontâneo, como fazer o bem, é natural e não é preciso ficar percebendo.

Por fim, fala da importância da rotina construtiva, que sempre há algo sendo feito internamente, mesmo que não notamos. O quanto minutos de estudo diariamente vão resultar em transformação no futuro. Diz sobre a necessidade de acordar hábitos adormecidos e dá o exemplo do capítulo Sede Perfeitos do Evangelho Segundo o Espiritismo e a dificuldade de mudar os hábitos.

Sabe aquela pessoa que você só ouve falar, porém, nunca viu nem leu nada dela? É esse meu caso com o Artur. Sempre ouvi falar muito bem, porém, não fui a fundo. E me arrependi de não ter visto nada antes. Uma calma e leveza única. A calmaria do núcleo jovem espírita, digamos assim. 😛 Gostei demais!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉