25/02/2020

Renúncia – Francisco Cândido Xavier

Por Juliana Morgensten de Souza

Renúncia / Francisco Cândido Xavier / Pelo Espírito Emmanuel / 372 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!

E daí eu li Renúncia, escrito por Francisco Cândido Xavier em parceria com Emmanuel.

Bora conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Em que constelação permaneceria Alcíone, a alma de sua alma, vida de sua vida? A doce Alcíone pede para voltar à Terra e acompanhar o grande amor de seu passado, Carlos, numa nova existência de provas, sacrifícios e reparações. Em um exemplo de profunda dedicação ao próximo, ela demonstra toda sua lealdade ao ajudar de perto aquele por quem tanto havia intercedido no plano espiritual. Neste romance histórico envolvente, o Espírito Emmanuel nos transporta para a frívola Paris do século XVII, repleta de sentimentos violentos e ilusões materiais que se confrontam com as eternas verdades da alma. Por meio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, parceiro do autor espiritual, também conhecemos mais uma das encarnações de Emmanuel, desta vez como padre Damiano, vigário da igreja de São Vicente, em Ávila, na Espanha, e contemporâneo do casal protagonista.

A obra é um romance antigo e possui duas fases. Sendo a primeira tem como protagonistas Cirilo e Madalena.

Ambos se apaixonam um pelo outro, porém, já estão comprometidos com seus respectivos primos. Os dois movem mundos e fundos para ficarem juntos e conseguem.

Tudo estava indo bem até a Margarida (mãe da moça) ficar doente e acamada. No mesmo período, Cirilo precisa viajar para melhorar seu trabalho e os dois se separam.

Durante esse tempo, Margarida desencarna e a França tem um surto de varíola que mata muitas pessoas e deixa outras tantas a beira da morte, entre elas, Madalena. Aproveitando a ausência do marido e com os egos feridos, Antero e Susana (os primos rejeitados pelo casal apaixonado) armam contra a moça. Na lista dos mortos existia uma pessoa com o nome parecido e os dois fazem a troca, a levam para a Espanha e avisam que Cirilo morreu em um naufrágio. Na capital espanhola, Madalena dá a luz a Alcione e o tiro sai pela culatra quando Antero vê que a protagonista não aceita as suas intenções de amor.

Já na segunda fase, temos Alcione sempre ajudando a sua mãe e seu irmão de adoção que possui muitas deficiências (Robbie). A moça é o evangelho na prática o tempo inteiro. Apaixona-se por Carlos, um rapaz que foi prometido para a igreja e a mesma não aceita ele largar tudo para ficarem juntos.

Nessa fase temos a parte espiritual da história com padre Damiano, que começa a estudar os “mistérios” dos seres humanos e sempre que pode está ajudando tanto mãe quanto a filha.

Querendo recordar as raízes, Madalena junto com os dois filhos e o padre vão para a França, onde Alcione começa a trabalhar, sem saber, na casa do seu próprio pai para ser dama de companhia de Beatriz, sua meia irmã. E aí descobrimos que Susana conseguiu seu intento com Cirilo, porém, com imensa infelicidade e com a consciência pesadíssima.

A partir de então, acompanhamos a saga de Alcione e sua extrema renúncia em todos os aspectos. Sabendo da verdade, prefere ficar quieta para não constranger ninguém, cuida absurdos da mãe que não consegue mais andar e novamente não aceita Carlos largando suas obrigações religiosas para ficar com ela.

Em paralelo, vemos a evolução moral de Susana e seus problemas psicológicos depois da morte do marido, sempre contando com o auxílio de Alcione.

Depois de anos, vendo-se praticamente sozinha no mundo, a moça entra para a ordem das Carmelitas onde torna-se Irmã de Carmelo e, enfim, coloca na prática toda a sua abnegação e amor cristão.

O texto é antigo e necessário ir aos poucos para absorver o linguajar e o texto é envolvente.

Que história, minha gente! E é cada reviravolta de se ficar zonza. Depois da última palavra, tu entende porque esse livro é um clássico do romance espírita. Uma obra prima única!

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉