22/03/2020

Hidratando a Alma: Palestra “O Cristo Vitorioso” – Ana Carla Pimentel

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!

Bora hidratarmos a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje foi uma indicação de uma seguidora no Instagram: Ana Carla Pimentel com o assunto O Cristo Vitorioso. O evento foi realizado no dia 04 de Março de 2020 no Centro Espírita Amor ao Próximo em Leopoldina – MG.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante começa falando sobre o livro Estudando o Evangelho do autor Martins Peralva, onde a obra é a base da palestra e também lembra sobre a fé inabalável comentada pro Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Fala sobre a fé racional e sua coerência, a compreensão dos motivos das dificuldades na Terra e sua finalidade ao longo da caminhada. Lembra o quanto o Cristianismo e Espiritismo enriqueceram a existência terrena do ser humano deixando a certeza, o respeito a Deus e a ajudar ao próximo.

Depois discorre sobre os 163 anos da Doutrina Espírita e do suporte de Jesus e o seu Evangelho nessa trajetória e discorre sobre citações de Léon Denis, Bezerra de Menezes e Emmanuel sobre essas questões.

Diz que Cristo sempre se preocupou em curar, salvar e educar e sua finalidade é restituir ao homem o endereço de Deus que foi perdido a muito tempo. Cita a importância da cooperação dos divulgadores e semeadores da Boa Nova. Lembra que coube ao Espiritismo a missão de restaurar a grandeza divina do Cristo e mostrar os seus ensinamentos e não somente como a figura de um chefe de religiões.

Ana Carla entra no assunto da palestra e discorre sobre as famosas parábola de Cristo sempre fazendo uma ligação com o cotidiano atual. Lembra que toda a Doutrina de Jesus se resume no ar e que Ele sempre quer ver o nosso progresso e evolução e, por isso, permite certas situações acontecerem conosco.

Comenta sobre a lei do progresso e nem todos progredirem ao mesmo tempo e do mesmo tempo. Fala sobre a caminhada ser individual e não adiantar fazer pelo outro. Diz sobre as sensações e prazeres do mundo como gula e sexo e aquele mais instruído começa a ter sentimentos ao invés de instintos. Fala sobre a caridade ser a forma de conseguirmos chegar no outro e ajudá-lo e faz um comparativo da caridade financeira e moral.

Por fim, relembra que o progresso é fruto do próprio trabalho, cita a diferença de reforma íntima de livre arbítrio e que nós mesmo somos os autores da felicidade ou da tristeza. Diz sobre termos erros e acertos durante a caminhada e que Deus sempre quer nos ajudar a acertar, porém, em muitos momentos queremos as coisas do nosso jeito. Comenta sobre a obediência e resignação e a importância de mudar a nós mesmos e não nos preocuparmos em consertar o outro.

Eu não conhecia a palestrante e que calma e tranquilidade, minha gente! Paz com muito aprendizado. Uma ótima descoberta. 

https://www.youtube.com/watch?v=9bZmQOg34LI

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉