Pérola Negra / Ariovaldo Cesar Junior / Pelo Espírito Fernandes de Almeida de Melo / 224 Páginas / Editora Boa Nova / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooieeee!

E a obra enviada pelo clube do livro da Boa Nova em Setembro 2019 foi Pérola Negra do Ariovaldo Cesar Junior em parceria com o espírito Fernandes de Almeida de Melo.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Em 1818, a escravidão estava no auge. Uma linda jovem negra é leiloada no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, após chegar da África. Nesse leilão, dois homens se interessam por ela, um fazendeiro famoso e um tenente da Real Academia Militar, mas o fazendeiro acaba tendo mais sucesso na empreitada. O tenente, inconformado, organiza uma ação criminosa para libertá-la que resultará em mortes, traição, desespero e infidelidade – uma trama que vai prender sua atenção do começo ao fim. As comunicações espirituais revelam informações preciosas que mudam a vida dos envolvidos, conduzindo-os aos verdadeiros compromissos espirituais.

A história se passa ainda na escravidão, entre a capital e o interior do Rio de Janeiro, antes do surgimento da Doutrina Espírita e tem Clara / Estrela como protagonista.

Tudo começa quando a moça desembarca no Rio de Janeiro. Muito bonita, vai a leilão sendo disputada por Teodoro e Bustamante. Um queria ter porque se apaixonou e queria libertá-la e o outro para saciar seus desejos sexuais.

O segundo vence e ela vai viver na Fazenda Santa Rita sendo escrava da casa grande junto com Rosa e Margarida. Contrariando a tradição, recebe o nome de Estrela e também recebe os olhares e desejos de Padre Marcelo. Hipócrita, usa a religião para aproximar e ter outros fins.

Já Teodoro não aceita a perda e tenta a todo custo salvá-la tanto daquele homem quanto da escravidão. Com isso, arma um plano para resgatá-la. Tudo dá errado porque Belarmina, naquele dia, estava no local para ficar com João, seu amante e capataz do local.

Estrela consegue ser resgatada, vira Clara e é alforriada. Tudo estava indo bem até serem descobertos e, a partir de então, é uma reviravolta atrás da outra. Até a moça ir parar no Quilombo da Cruz onde encontra Otília e acaba se desenvolvendo mediunicamente e espiritualmente. Tudo isso antes do surgimento do Espiritismo com Allan Kardec, inclusive os próprios amigos espirituais avisaram da chegada do codificador ao mundo.

Em paralelo a história principal, o livro também aborda a corrupção, soberba, a escravidão no seu pior e as melhorias que foram feitas por causa dos mesmos, como a Espiritualidade age em benefício de todos os irmãos necessitados, a lei do retorno e a capacidade feminina para administrar uma Fazenda de sucesso.

A parte espiritual fica por conta de Otília e dos médiuns escravos que faziam curas na Fazenda e foram importantíssimos no crescimento espiritual dos moradores do local, até então, extremamente materialistas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Impossível não torcer por Clara e também dela com Teodoro. Para quem gosta de história é um prato cheio porque o autor tanto ao longo do enredo quanto do rodapé vai nos informando de todos os acontecimentos da época. Uma grata surpresa!

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉