26/03/2020

Folhas de Outono – Lucy Dias Ramos

Por Juliana Morgensten de Souza

Folhas de Outono / Lucy Dias Ramos / 191 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooieeee!

Estava dando uma volta pelo Kindle Unlimited quando me deparei com Folhas de Outono da autora Lucy Dias Ramos. O e-book fala de um tema ainda pouco explorado: Velhice a luz da Doutrina Espírita. Fiquei tão uuuaaauuu e me joguei.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Por que envelhecemos? A chamada Terceira Idade está cada vez mais presente no cotidiano global. São milhares de avôs e avós que fazem parte da vida familiar e precisam de atenção e carinho especial. Assunto ainda pouco explorado sob a ótica da Doutrina Espírita, os idosos são o foco principal desta coletânea de reflexões, que abordam o envelhecimento, a paciência, os desafios, os relacionamentos e os novos caminhos dessa fase da vida. São mensagens de alegria, otimismo e esperança que nos ensinam a valorizar cada minuto da vida, apreciar o nascer de um novo dia e meditar ao cair da noite.

A Lucy coordena um grupo para idosos dentro do Centro Espírita que frequenta e resolveu escrever uma obra sobre até pela escassez sobre o tema.

O livro possui 41 capítulos onde a autora vai caminhando pelos assuntos relacionados a velhice e também interligando com o Espiritismo.

Aborda questões sobre a velhice do corpo e de alma, que são situações bem diferentes, as várias etapas do envelhecimento, os laços feitos e desfeitos ao longo da existência, as lutas diárias, a importância da aceitação da velhice, o idoso e seus familiares, a paciência, o amor e a indulgência, o desapego encarnado e após falecimento, relacionamentos conflitantes, auto descobrimento, refazendo caminhos, solidão, o bem-estar na aposentadoria, os estilos de vida e a liberdade e as realizações pessoais.

Com certeza você e eu já convivemos ou ouvimos idosos que vivem reclamando da idade, da sua situação atual e a Lucy descreve como isso é prejudicial em todos os aspectos e essas situações desencadeiam vários problemas, entre eles, a pessoa não aceitar a própria idade e suas limites e se comportam como um adolescente de 15 anos.

A autora também vai discorrendo sobre exemplos próprios como seus netos e a história lindíssima da própria mãe que se manteve lúcida até os últimos dias de sua vida e indo até o Centro Espírita enquanto pode.

Em meio a narrativa, são colocadas poesias e preces lindas que acalentam o coração de uma forma ímpar. Servem tanto para estímulo quanto para quebrar o assunto um pouco denso.

O livro é ótimo para todas as idades tanto para quem já está nessa faixa etária quanto para quem convive com idosos, principalmente os mais problemáticos e inconformados com o avançar do tempo.

O texto é de fácil entendimento, a leitura é fluída e possui muitos pontos reflexivos. A autora arrasou na escolha de um tema ainda tão pouco comentado e que ajuda todo mundo.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉