29/03/2020

Hidratando a Alma: Palestra “Emoções que Curam” – Wanderley de Oliveira

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeeee!!!

Bora hidratarmos a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Wanderley de Oliveira com o assunto “Emoções que Curam”. O evento foi realizado no dia 31 de Agosto de 2014 na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas em Colatina, interior do Espírito Santo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre o título da palestra ser referência do seu livro com o mesmo nome onde são abordados temas como culpa, raiva, medo e libertação.

Diz que para aprendermos a lidar com essas questões e outros sentimentos podemos usufruir do lado bom de todos eles, porém, os tratamos como verdadeiros inimigos na caminhada espiritual porque não fomos educados de como lidar com os mesmos.

Lembra sobre a raiva, medo e a culpa fazerem coisas terríveis no cotidiano e a problemática de quando não lidamos com o nosso lado negativo.

Depois fala que o segredo para a felicidade não está na religião e prática religiosa e esses fatores são instrumentos para identificação de como viver melhor. Comenta sobre o risco de fazer do Espiritismo o que se faz com outras religiões, ou seja, falando sobre sermos espíritas e não agir com o mesmo pensamento no cotidiano.

Discorre sobre os espíritas que estudam muito sobre a vida e pouco sabem de si mesmo, fala sobre as pessoas que procuram a Casa Espírita para ter equilíbrio e não fazem a sua parte com seu modo de viver.

Comenta sobre a sua série de livros chamada Harmonia Interior e a importância da reciclagem dos pensamentos negativos quanto a culpa, raiva e medo e aprender com os mesmos. Diz que é impossível controlar essas sombras dentro de nós, eles possuem funções educativas e aprender a tomar contato com cada um desses sentimentos é libertador.

Wanderley começa a desmembrar as 6 principais doenças espirituais com fundo emocional, sendo essas que levam aos vícios, as quedas e aos erros: Inveja, culpa, orgulho, tristeza e medo. Também conta histórias suas e seus pacientes para cada uma dessas questões.

Por fim, fala sobre o sabotador interno e a importância de fazer algo positivo com ele em benefício próprio, nós sermos nossos piores obsessores, mostra as consequências dos sentimentos comentados em 3 frases (luminoso, sombrio e renovador), lembra que quem precisa fazer esforço e suar a camisa é o próprio indivíduo, pois os espíritos só dão amparo e força e sobre as ilusões amorosas e suas causas principais.

Já muito ouvi falar do Wanderley, porém, nunca tinha ouvido nem lido nada dele. Como pode, né não? Corrigi isso e adorei a palestra, principalmente por seu papo reto e mostrar exemplos do nosso cotidiano.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉