02/07/2020

A Gênese – Allan Kardec

Por Juliana Morgensten de Souza

A Gênese / Allan Kardec / 500 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!

E daí eu reli A Gênese, escrito por Allan Kardec e é o último livro da codificação espírita sendo publicado pela primeira vez em 1868.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

É uma das cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo. Livro que, conhecido e estudado proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo, Em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho, Na terceira parte, enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade. Os assuntos apresentados nos 18 capítulos desta obra têm como base a imutabilidade das grandiosas Leis divinas.

A obra é dividido em 18 capítulos e vai caminhando pelos diversas questões das evoluções do mundo e dos seres humanos.

O primeiro capítulo é o abre alas e fala do caráter da revelação espírita. A partir do segundo, o autor começa a discorrer sobre Deus e quem Ele é, a Sua visão e natureza. Depois comenta a diferença entre bem e o mal, suas origens, o instinto e a inteligência, a destruição dos seres por eles mesmos.

O quarto capítulo aborda o papel da ciência na gênese, passando para o quinto capítulo se tem os antigos e modernos sistemas do mundo. Chegando no sexto, fala sobre a uranografia geral, o espaço e o tempo, a matéria, as leis e forças, a criação primária e universal, os sóis e os planetas, satélites e cometas, a via láctea, a vida universal e a diversidade dos mundos.

Já o sétimo capítulo aborda os períodos geológicos, o estado primitivo do globo, os períodos primário ao terciário, de transição, diluviano e seu pós e o nascimento do homem. A partir do oitavo, o autor começa a discorrer sobre as questões da Terra e suas diversas teorias, as revoluções, o dilúvio bíblico, a gênese orgânica, a formação primária dos seres vivos, princípio vital, a geração espontânea, escala dos seres orgânicos, o homem corpóreo.

A partir do capítulo onze são comentados sobre as questões espirituais como seu princípio, união do espírito a matéria, encarnações e reencarnações, doutrina dos anjos decaídos e da perda do paraíso, os seis dias, a perda do paraíso, os milagres e seus caracteres, o Espiritismo não fazer milagres, o sobrenatural e as religiões.

Depois também fala sobre fluidos, a superioridade da natureza de Jesus, os milagres do Evangelho, os sonhos, a dupla vista, as curas, os possessos e as ressurreições, multiplicação dos pães, tentação de Jesus, Sua aparição após “desencarne”, a teoria da presciência, predições do Evangelho, perseguição dos apóstolos, um só rebanho e um só pastos, o juízo final, são chegados os tempos e seus sinais e a geração nova.

O texto é de médio entendimento e a leitura é densa, tendo que ir com calma para total absorção e não é para todo mundo. A Gênese é uma “pedra no calcanhar” de muitas pessoas (Inclusive estou nesse grupo também) devido a sua linguagem e complexidade. Na primeira vez eu não entendi nada. Agora já compreendi bem melhor, porém, foram necessários muitas outras leituras e maior aprofundamento teórico e prático dentro da Doutrina.

Apesar dos pesares, parece que o livro foi escrito ontem, principalmente quanto a regeneração planetária no qual estamos vivendo. Simplesmente incrível.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉