26/07/2020

Hidratando a Alma: Palestra “Empatia e Espiritualidade” – Jaime Ribeiro

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Jaime Ribeiro e o assunto Empatia e Espiritualidade. O evento foi realizado no dia 16 de Abril de 2019 na Fraternidade Espírita Irmã Maria em São Paulo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre a empatia estar totalmente ligada com a espiritualidade e a formação do ser humano. Depois discorre sobre uma história de quando foi procurado por uma educadora apavorada com o bullying existente no local onde trabalhava e a solução que o mesmo encontrou junto com os alunos e relata a comovente vida do aluno Rafael.

Fala sobre o que é empatia, lembrando ser a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que o outro sente e da suposta empatia na teoria e não fazer nada para mudar a situação.

Lembra sobre a empatia demandar ação e de como ele é importante, principalmente nas crianças e jovens. Comenta sobre quando resolveu estudar sobre a questão e se deparou com uma pesquisa onde, atualmente, os jovens estão 58% mais narcisistas que antigamente, além de estarem menos empáticos. Resumindo: O jovem, hoje em dia, aumentou o narcisismo e diminuiu sua preocupação com o próximo.

Diz sobre o jovem que sofreu bullying e com problemas e quando cresce torna-se menos empático e entra no modo líquido, querendo tudo rápido. Fala sobre as competições e que todos ganham medalhas nos dias atuais, porém, na vida não existe medalhas de participações porque todos estão encarnados para evoluir e isso só acontece quando cada um dominar as suas más inclinações.

Jaime também comenta sobre a culpa e dá exemplos de como os adultos lidam com as crianças atualmente e de como tentam suprimir a ausência com questões materiais. Faz um paralelo de como antigamente os jovens saiam das escolas e iam conviver com os adultos e que agora eles continuam convivendo com os colegas e como são influenciados por meio do celular.

Fala sobre o padrão de todos terem as mesmas coisas e fazerem as mesmas coisas dos colegas e de como os pais também entram na onda para não se sentirem mal e a problemática quando crescem. Acaba dando o exemplo dos mesmos escolherem os times dos filhos, porém, dão livre arbítrio se querem ir ao Centro Espírita.

Jaime discorre sobre as medidas para o jovem não se afastar da espiritualidade, comenta sobre o avanço da tecnologia e dá exemplos de situações que aconteciam antigamente e se perderam nos dias atuais. Aborda como cuidar da espiritualidade em um mundo tão rápido, onde as pessoas olham mais para o celular do que para os olhos das outras e dá o exemplo de um pai que chega em casa e fica no celular ao invés de brincar com o filho.

Por fim, comenta sobre não demonizar a tecnologia, dá exemplos de como o mundo está melhor atualmente, fala sobre Jesus Cristo e sua mensagem de empatia, os motivos Dele continuar tão atual, lembra o projeto Garrafas ao Mar que faz parte do Fraternidades em Fronteiras e conta a história de vida dele com o seu pai.

Assim como o livro (Post aqui), a palestrante é tão sensacional quanto. Simples, prático e passando muito aprendizado e conhecimento.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉