07/08/2020

Psicologia e Mediunidade – Adenáuer Novaes

Por Juliana Morgensten de Souza

Psicologia e Mediunidade / Adenáuer Novaes / 223 Páginas / Fundação Lar Harmonia / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!!

E daí eu resolvi ler o livro Psicologia e Mediunidade de Adenáuer Novaes. Eu queria ler um e acabei pegando esse. 😛 Acontece e gostei do mesmo jeito.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

O livro tenta estabelecer uma ponte entre o espiritual e o psicológico, apresentando a mediunidade como uma faculdade que deve ser utilizada pelo ser humano nas mais diversas atividades da vida. A mediunidade é um dos instrumentos de que dispõe a mente humana para o acesso ao inconsciente, permitindo que a realização pessoal se dê com a inserção do espiritual.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre as questões mediúnicas a luz da Psicologia. Em alguns momentos, principalmente no fim, fica um pouco diferente dos preceitos vistos na Doutrina Espírita. Ou seja: Fala sobre mediunidade de forma universal e é bom ter essa diferenciação e conhecimento no percurso de leitura.

A obra inicia falando sobre a subjetividade do mediúnico e o que é a mediunidade num todo. Depois vem a definição de mediunidade e passa para a mediunidade e alegria, onde o autor discorre sobre a falta de alegria e espontaneidade das pessoas em tratar do assunto.

No quarto capítulo é dedicado aos psiquiatras e do quanto os mesmos ainda ficam na caixinha quando ao tema do livro. Depois vai falando, tecnicamente, sobre a mediunidade e também discorre sobre obsessões. Já no próximo capítulo, é tratado sobre aqueles profissionais das Casas Espíritas que lidam com a desobsessão e onde os mesmos devem ter um pouco de conhecimento da psiquê humana porque uma coisa liga a outra.

Logo após, Adenáuer fala sobre os psicólogos, terapeutas e curadores da alma e mostra a diferenciação entre os três, comenta as pequenas dificuldades e simples soluções e dá exemplos de alguns acontecimentos na prática.

O sétimo capítulo aborda os sinais e sintomas característicos da mediunidade. Aqui o autor vai colocando tópicos para o leitor pensar se tal fato acontece com ele ou não. Os próximos capítulos falam sobre mediunidade e sintonia, fenômenos psíquicos resultantes, invasões psíquicas, o eu cindido no fenômeno mediúnico e os complexos autônomos e a mediunidade.

Depois é comentado sobre os cuidados com o desenvolvimento, onde o Adenáuer discorre sobre as questões do desenvolvimento mediúnico e tem como base O Livro dos Médiuns de Allan Kardec.

O décimo quarto fala sobre mediunidade e sonhos, ou seja, sobre aqueles médiuns que recebem “recados e informações” através de sonhos. Logo após, o capítulo é sobre alterações somáticas, onde é mostrado o desequilíbrio mediúnico e os acontecimentos negativos.

O próximo fala sobre mediunidade e gravidez, passa por obsessão e transtornos psíquicos, características da obsessão nos médiuns ostensivos, desobsessão e psicoterapia, infância, adolescência e mediunidade, mediunidade institucional e caritativa e reuniões de desenvolvimento mediúnico.

Também aborda as reuniões mediúnicas de desobsessão, como lidar com os espíritos, medo de espíritos desencarnados, inconsciente, intuição, pressentimento e mediunidade, diferenças entre anímico e mediúnico no psiquismo, o proveito da mediunidade, a mediunidade e o sexo, a mediunidade no feminino e masculino, no solteiro e no casado, mediunidade e homossexualidade, mediunidade e conhecimento intelectual, nos animais, mediunidade, mediunismo, magia e bruxaria, fluidoterapia e o uso da mediunidade nas diversas situações da vida.

Por fim, mostra como verificar se já chegou a hora de cuidar dos dons mediúnicos, dando exemplos para o leitor refletir sobre as questões. Além disso, coloca testes de sensibilidade para as pessoas fazerem. E essa parte tem que ter muito cuidado para não desencadear algo mais sério e trazer sérios problemas espirituais e emocionais.

Em um todo, o livro possui texto de fácil entendimento e leitura fluída. É ótimo para quem gosta de mediunidade universal ou estava se descobrindo mediunicamente falando. O cuidado mesmo só fica na parte final. De resto, é um ótimo guia inicial.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉