29/08/2020

Hidratando a Alma: Filme Besouro – João Daniel Tikhomiroff

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooieeee!!!

Sabadou e bora hidratar a alma com a dica de filme espiritualista feita por uma seguidora no Instagram: Besouro, lançado em 2009, com direção de João Daniel Tikhomiroff e está disponível no youtube.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Imagem: Google

SINOPSE:

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

A obra é baseada em fatos reais, se passa na Bahia e tem como enredo a vida do capoeirista brasileiro Besouro Mangangá.

Naquela época a escravidão já tinha sido abolida, porém, o preconceito ainda era imenso. O menino era protegido pelo mestre em capoeira chamado Alípio. Um dia, a polícia mata o mesmo e Besouro, então, passa a “se virar sozinho”, digamos assim.

Neste período, Besouro começa a enxergar entidades espirituais e todo seu campo espiritual se abre. A partir de então, o telespectador acompanha a narrativa entre a vida do protagonista e os fatos espirituais.

É mostrado as diferentes características das entidades espirituais e também os médiuns no cotidiano, além do próprio Besouro.

O mesmo se envolve com Dinorá e ambos tem um filho que é colocado o nome de Besouro.

A obra também aborda a reencarnação, a morte não existir, a mediunidade no cotidiano e o candomblé.

Confesso que sou a maior leiga quanto o assunto é entidades espirituais, por isso, nem entrei em maiores detalhes porque não tenho nenhum poder de fala. Me detive mais naquelas partes comuns a todas as “religiões” mais espiritualizadas como a mediunidade e a vida espiritual.

Para assim como eu quer conhecer um pouco mais do candomblé, das entidades e da capoeira é uma ótima pedida. Você termina o filme querendo conhecer mais a fundo a história do Besouro.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉