30/08/2020

Hidratando a Alma: Palestra “Depressão e Alegria de Viver” – Flaviana de Souza

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooieee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Flaviana de Souza com o assunto Depressão e Alegria de Viver. O evento aconteceu no dia 20 de Setembro de 2019 na Comunhão Espírita de Brasília – DF.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Flaviana começa falando sobre a palestra ser baseada na obra O Jardim da Minha Vida do autor José Carlos de Lucca e diz que para abordar a alegria, também é necessário falar sobre ansiedade e depressão.

Comenta sobre estarmos vivendo em um mundo onde tudo passa muito rápido, antigamente as situações ocorriam de forma mais lenta e dá exemplos dessas situações. Lembra sobre essa rapidez causar ansiedade e discorre de como esse sintoma é inerente ao ser humano, o problema ser o excesso e de como alguns seres humanos se tornam escravos do que vai acontecer.

Aborda sobre a cobrança excessiva com os próprios erros ou preocupar-se excessivamente com o que vai acontecer no dia seguinte. Diz sobre a doença ir somatizando no corpo através dos pensamentos. Fala sobre as frustrações e de como as pessoas estão mais sensíveis e não aceitam receber respostas negativas.

Lembra que se aprende através das frustrações, com os erros, obstáculos e com os nãos. Também diz de como o orgulho e o egoísmo são os grandes males de tudo e a maioria dos indivíduos ainda estão presos a essas questões.

Depois relembra que o primeiro passo para a evolução é o auto conhecimento e aceitar as próprias limitações. Além disso, discorre da importância de fazer um planejamento flexível, pois ocorrem mudanças durante o processo de evolução.

Diz sobre as coisas bonitas ocorridas diariamente, porém, não são percebidos por nós porque estamos preocupados com o amanhã. Logo após, entra no assunto depressão, comenta dela ser uma doença silenciosa e a importância da empatia. Aborda sobre algumas situações serem dolorosas para determinadas pessoas e nem tanto para outras.

Por fim, fala sobre as consequências da depressão nos indivíduos, o que fazer para melhorar e saber sobre sermos nós que precisamos nos adaptar ao mundo e não o inverso. Relembra uma palestra da Anete Guimarães (Post aqui), onde ela cita uma pesquisa sobre a importância do álbum de fotos. E que a felicidade se constrói dentro de si, buscando a paz interior e também da necessidade de aceitar o lado humano de cada um.

Não conhecia a Flaviana e adorei. Quanta tranquilidade para transmitir as mensagens contidas no livro. Arrasou!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂