06/09/2020

Hidratando a Alma: Palestra “A Construção da Paz” – Geraldo Campetti

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Geraldo Campetti com o assunto “A Construção da Paz”. O evento aconteceu no dia 27 de Maio de 2017 no 1º Congresso Para Militares Espíritas em Pirassununga, interior de São Paulo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando que todo ensino espírita deve refletir primeiramente na própria pessoa, na sua vida, pensamento e sentimento. Depois discorre sobre o tema da palestra e brinca que seria muito prazeroso se pudêssemos ir ao mercado e encontrar pílulas da paz. Lembra existirem medicamentos que confortam temporariamente, mas a paz, conforme Chico Xavier no livro Plantão da Paz, resulta da paciência, tolerância, compreensão, amor e começa a discorrer sobre os mesmos.

Diz que tolerância é um esforço a ser feito, fala sobre a diferença da caridade moral para a caridade material e relembra sobre o amor nos tornar belos, mesmo não sendo uma beleza externa.

Cita sobre a tolerância abrir um caminho para a paz e a felicidade e as duas não são um porto seguro, mas é a caminhada de cada um, é o valor colocada em cada momento da vida e cada minuto da existência é valioso. Geraldo relembra Ghandi, seus trabalhos e seu legado da cultura da não violência e inicia uma dinâmica com os presentes na palestra e depois faz um balanço sobre a mesma.

Comenta sobre o livro e filme A Cabana (Post aqui) , da imagem que fazemos do outro e aborda a mensagem de Jesus sobre não trazer a paz e sim a divisão e que essa frase é para o indivíduo sair do comodismo, da zona de conforto e do enfrentamento consigo mesmo. Diz sobre a superação de limites que nós nos impomos e também daquelas pessoas perdidas no materialismo, egoísmo e tudo mais que pode ser apenas temporário e impermanente.

Geraldo fala sobre a verdadeira paz ser construída na intimidade de cada um, fala sobre o livro Nosso Lar (Post aqui) quando a Mansão Paz foi citada, diz que para conquistar a paz, é preciso o reconhecimento da mesma ser fruto do esforço e quando não enxergamos Deus nas diversas situações da vida é porque não se está com o coração puro. Por fim, cita o livro Páginas do Espiritismo do autor Rodolfo Calligaris sobre a consciência estar tranquila e conta uma história sua dentro de uma Casa Espírita pequena.

E, finalmente, vi uma palestra do Geraldo Campetti. E gostei muito do conteúdo riquíssimo com uma tranquilidade única. Agora só falta me jogar nos livros dele também. 🙂

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂