22/10/2020

Cristianismo e Espiritismo – Léon Denis

Por Juliana Morgensten de Souza

Cristianismo e Espiritismo / Léon Denis / 274 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieee!!!

E, enfim, acabei lendo um clássico do Léon Denis: Cristianismo e Espiritismo. Na Amazon o e-book está por R$ 1,99. Vale muito a pena sim ou com certeza!?

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A partir do relato histórico da trajetória do Cristianismo, Léon Denis apresenta a origem dos evangelhos, a comunhão dos primeiros cristãos com os Espíritos e os fenômenos espíritas presentes na Bíblia, reforçando o princípio de que as diretrizes espírita e cristã são, na verdade, perfeitamente ligadas como uma única doutrina. Conhecido seguidor de Allan Kardec, o autor explica como a prática mediúnica e a reencarnação foram extintas do pensamento cristão, além dos rituais e dogmas que se estabeleceram no culto — muitas vezes indo contra a simplicidade do Cristo — a partir da relação com o Catolicismo romano.

Ao todo são 11 capítulos, onde o autor vai caminhando pela história do Cristianismo, início do Espiritismo e depois todas as questões sobre a Doutrina Espírita e mediunidade.

Os três primeiros capítulos falam sobre os evangelhos em si, a sua origem, autenticidade e sentido oculto dos mesmos. Depois começa a abordar as questões espirituais como a doutrina secreta, as relações com os espíritos dos mortos, as alterações do Cristianismo e os dogmas.

Já a partir do 8º capítulo inicia falando sobre o Espiritismo em si, com a decadência do Cristianismo, o Espiritismo e a ciência, a doutrina dos espíritos e a renovação.

Após vem a conclusão e 14 notas complementares sobre as origens, autoridades e questões espirituais comentadas ao longo da narrativa como a Bíblia, as origens do Antigo Testamento, os fenômenos espíritas na Bíblia, a reencarnação, períspirito e Galileu e a Congregação do Index.

O texto é antigo e de médio entendimento e a leitura é densa, vai em uma crescente e é necessário ir lendo aos poucos para melhor entendimento. É um livro totalmente técnico, histórico e melhor absorvido como estudo.

Para quem gosta de história, o começo de Cristianismo e Espiritismo é um prato cheio. Já para quem gosta mais de abordar a Doutrina Espírita, o melhor está do meio para o fim.

Independente do gosto, é maravilhoso ler mais uma obra do autor e seu ponto de vista sobre um determinado período. Léon Denis sempre acaba levando o leitor para a cena histórica que está sendo comentada.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉