14/02/2021

Hidratando a Alma: Palestra “A Vingança” – Érika Mourett

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Érika Mourett com o assunto “A Vingança”. O evento aconteceu no dia 15 de maio de 2018 nas Obras Sociais Espírita Manoel Philomeno de Miranda em Cuiabá – MT.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante inicia falando que o tema da palestra está presente no capítulo 12 do O Evangelho Segundo O Espiritismo escrito por Allan Kardec e falará sobre os itens 7 e 10 que são específicos sobre a vingança.

Lembra que a vingança é a justiça realizada pelas próprias mãos e cita outros ditados populares sobre o tema e diz que a mesma começa com uma mágoa por alguma ofensa e a pessoa vai guardando, remoendo o assunto até virar uma emoção não tratada, rancor, ódio e mais tarde vingança.

Depois Érika começa a abordar o assunto a partir do dicionário tradicional e muitas vezes essa atitude vem de uma frustração por algum impedimento imprevisto e a necessidade da outra pessoa sentir da mesma forma. Fala sobre os conceitos sobre o assunto na filosofia e que a maioria já pensou em atos de vingança, mesmo em menor escala.

Após é discorrido sobre o tema no O Evangelho Segundo O Espiritismo e relembra sobre as pessoas que não possuem conhecimento, independente da religião, tendem a julgar as coisas pelo ponto de vista material e dá o exemplo de uma fechada no trânsito e a reação agressiva para garantir a honra.

Fala que conhecer as leis divinas e o código de conduta deixado por Jesus são norteadores de conduta e discorre sobre pequenas situações de vingança no cotidiano. Comenta também sobre a lei de ação e reação ou causa e efeito sobre essas questões de vingança e diz que que quando a pessoa possuir um maior conhecimento, tende a pensar e refletir um pouco mais antes de reagir e não querer fazer justiça com as próprias mãos.

A palestrante coloca em pauta algumas reflexões sobre o assunto, entre elas, se vale a pena se vingar e se é o melhor caminho e também mostra palavras de Jesus sobre a vingança.

Por fim, fala da importância de fazer o bem para o outro mesmo ele nos fazendo o mal e o quanto isso é o maior ato de autoamor e evolução e diz que a vingança nunca será uma vantagem, mostra as instruções dos espíritos vindas de Jules Olivier e Fénelon e comenta sobre o que fazer em casos de vingança e a necessidade de ressignificação da situação.

Não conhecia a Érika e quanta tranquilidade e leveza para abordar um tema tão pesado, complexo e reflexivo. E eis uma verdade: Pensamos muito nos atos grandiosos de vingança e esquecemos dos pequenos, daqueles tão cotidianos e tradicionais que ninguém mais dá importância.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉