25/02/2021

Ponto Final: O Reencontro do Espiritismo com Allan Kardec – Wilson Garcia

Por Juliana Morgensten de Souza

Ponto Final – O Reencontro do Espiritismo com Allan Kardec / Wilson Garcia / 320 Páginas / Editora Eme / ☆☆☆☆☆

Ooooieeee!!!

Recebi da Editora Eme o novo livro deles em parceria com o autor Wilson Garcia: Ponto Final: O Reencontro do Espiritismo com Allan Kardec.

E para quem gosta de uma boa fofoca de bastidores e polêmicas bem característico do autor é uma ótima pedida. Além disso, é o auge da modernidade você ler um livro com QR Code. Chique no último. 😛

Mas partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Cartas de Kardec revelam mais sobre os bastidores do espiritismo e as convicções do seu fundador.

Ao todo são 6 grandes capítulos, onde são colocados e comentados sobre as cartas escritas pelo próprio Kardec a diversas pessoas sobre as questões do Espiritismo, a polêmica das revisões do livro A Gênese e todos os acontecimentos pós desencarne do codificador espírita.

O primeiro capítulo é todo destinado a Kardec ainda encarnado e todas as suas comunicações via cartas sobre a Doutrina Espírita e sua preocupação com Jean-Baptiste Roustaing que é/foi considerado seu inimigo número um. Também aborda a rivalidade, que nem sabia existir, das obras da codificação com Os Quatro Evangelhos escrito por Roustaing.

A partir do segundo capítulo, são mostrados fatos acontecidos depois do falecimento de Allan Kardec, sobre as edições estranhas de O Céu e Inferno e a Gênese e com Roustaing dando maiores passos dentro do mundo do Espiritismo.

Partindo para o terceiro capítulo, é mostrado sobre o Grupo Sayão, o surgimento da Federação Espírita Brasileira, o começo das reuniões mediúnicas de fato e o animismo de muitos médiuns. Já o quarto capítulo aborda as sociedades e personagens do mundo espírita como a continuação das questões da FEB, Bezerra de Menezes, a Sociedade Acadêmica, o Grupo Ismael e o novo centro da União Espírita.

O quinto capítulo é o mais técnico de todo o livro porque comenta sobre a cultura espírita e seus estatutos, o centenário de Allan Kardec, a Constituinte Espírita Nacional, a Organização Federativa, o surgimento de Chico Xavier e o Pacto Áureo.

Por fim, o sexto capítulo fala sobre o reencontro de Allan Kardec com o Espiritismo, todas as referências bibliográficas e os anexos das cartas enviadas pelo codificador.

Bom! Ao longo de toda a leitura eu levava cada choque que minha nossa, principalmente pela questão da grande importância de Roustaing no mundo espírita. Como assim a FEB pode acabar e ninguém dará importância, porém, o mesmo não acontece com Roustaing, seu “poder” e o livro Os Quatro Evangelhos!? Uou!

Mas, ao todo, as fofocas e informações pouco conhecidas foram ótimas e o livro é bem ao estilo Wilson Garcia mesmo. Você pode até não concordar com muita coisa, porém, é impossível não ler.

E um pequeno spoiler: Todos os QR Codes das cartas vão parar aqui: https://espirito.org.br/material/ Uma chuva de material, considerado, inédito de Kardec quanto as questões da Doutrina Espírita.

O texto é de fácil entendimento e a leitura mistura densidade com leveza. E torna-se mais compreensível os assuntos para quem já está no Espiritismo a algum tempinho.

Onde Achar:

Disponível na Loja Virtual da Editora EmeUsando o cupom JUMOR10 você ganha 10% desconto na compra desse e de qualquer outro livro no site.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉