27/03/2021

Hidratando a Alma: Filme Um Homem de Sorte – Bille August

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiiiiieeeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espiritualista Netflix de hoje: Um Homem de Sorte, lançado em 2018, com direção de Bille August e está disponível no catálogo da Netflix.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

No fim do século XIX, Peter Sidenius, um ambicioso jovem de uma devota família cristã da Dinamarca Ocidental, viaja para a capital, Copenhague, para estudar engenharia, rebelando-se contra o pai clérigo. Peter se envolve com uma família judia rica e intelectual, seduzindo a filha mais velha, Jakobe. Agora chamando a si próprio de Per, ele desenvolve um projeto de engenharia de grande escala, com a construção de uma série de canais em sua terra natal, a Jutlândia, e busca recursos para consumar seu sonho. Porém, assim que parece que conseguirá torná-lo realidade, seu orgulho o atrapalha.

A obra tem Peter como protagonista, onde o mesmo vem de uma família cristã tradicional da Dinamarca, resolve fazer engenharia e é muito ambicioso.

Querendo dar vazão as suas vontades, ele se rebela contra o pai e todas as questões religiosas e espirituais e começa um envolvimento com uma judia.

A partir de então, o telespectador acompanha todos os passos e desejos do rapaz agora chamado Pet. Suas intenções, seu desrepeito com aqueles que poderiam lhe ajudar profissional, sua ambição cada mais desmedida e os traumas causadas pelo fanatismo e opressão religiosa.

Aos poucos, o rapaz também vai se afastando da sua noiva chamada Jakobe, tendo ela que enfrentar a família dele sozinha. Inclusive, a moça possui muita sensibilidade e tato tanto com as questões espirituais em um todo quanto com os traumas de Pet.

Com o passar dos dias, Peter vai descobrindo o seu próprio caminho espiritual mesmo ainda com todas as mágoas familiares. Em quase 3 horas de filme, podemos acompanhar a evolução moral e espiritual do protagonista, ainda que bem inicial, porém, bastante presente.

A obra também aborda o fanatismo religioso como um todo, tendo como exemplo uma pessoa de religião Y não poder ocupar o mesmo espaço de alguém com religião T e tudo muito explícito e sem vergonha nenhuma.

As partes espirituais vão ocorrendo ao longo de toda a narrativa e em alguns momentos se tornam bastante fortes e bem reflexivas.

Como disse anteriormente: São quase 3 horas de filme com linguagem antiga e bem lento. Mas é ótimo para acompanhar o desenvolvimento do personagem principal e todos os seus assuntos atormentantes, principalmente em relação a Deus e Jesus.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉