12/04/2021

Candeias da Noite Escura – Hermínio Corrêa de Miranda

Por Juliana Morgensten de Souza

Candeias da Noite Escura / Hermínio Corrêa de Miranda / 250 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiiiiieeee!!!

E, enfim, eu li Candeias da Noite Escura do autor Hermínio Corrêa de Miranda, narrado por ele mesmo com o pseudônimo de João Marcus e lançado pela Editora Feb.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Sob o pseudônimo de João Marcus, o autor Hermínio C. Miranda publicou diversas crônicas na revista Reformador entre os anos de 1961 e 1980. Eram textos sobre perdão, tolerância, libertação e mediunidade, além de princípios básicos do Espiritismo como reencarnação, lei de causa e efeito e imortalidade da alma, todos abordados a partir dos ensinamentos de Jesus e relacionados a inúmeras situações cotidianas. Candeias na noite escura reúne 39 destas crônicas, confirmando a existência de uma intrínseca relação entre a Doutrina Espírita, as passagens do Evangelho do Cristo e sua missão salvadora de resgate da Humanidade.

Ao todo, a obra possui 39 capítulos com crônicas escritas pelo próprio Hermínio como João Marcus e publicadas na revista Reformador entre os anos 1961 e 1980.

O livro inicia explicando o título do mesmo e depois continua falando sobre carta à uma mãe católica e conversa de lotação.

A partir do 3º capítulo comenta sobre assuntos espirituais como libertação espiritual, mediunidade reprimida, os provérbios na contabilidade divina, um rastro de luz na história, a sutil sabedoria das leis divinas, a questão do suicídio, feitiçaria, tolerância, espíritos madrugadores, o exercício da mediunidade na Igreja primitiva, a perfeição não ser obra do acaso, o grão da areia e a montanha, o segredo da grande esfinge, viver é escolher, o livro da esperança, a sabedoria da semente, fé, as fronteiras do perdão, poluição espiritual, o evangelho dos “mortos”, olho por olho e dente por dente, o campo, a ferramenta e a semente, Joana d´Arc, o coral da música divina, gradações e degradações e a terapia homeopata da dor.

Ao longo de toda a narrativa, Hermínio vai falando sobre os assuntos misturando com histórias pessoais e cotidianas. Um exemplo é sobre ser espírita em uma família católica ou ser membro único de uma determinada religião enquanto todos os familiares são de outra. Outros dois pontos que gostei foram sobre a busca incansável pela perfeição e o equilíbrio entre moral e intelecto.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, sendo necessário algumas paradas para reflexão e, como no meu caso, choque por ver questões tão atuais em um livro antigo. É preocupante alguns temas nunca saírem de moda como no caso do suicídio e do olho por olho e dente por dente.

Para quem nunca leu Hermínio Corrêa de Miranda é um ótimo livro inicial, faz uma ótima ligação com o leitor. Saca aquele bom primeiro contato!? Pois bem, exatamente isso.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉