18/04/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Obsessão pelo Prazer e a Sexualidade” – Gabriel Salum

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Gabriel Salum e o assunto “Obsessão pelo Prazer e a Sexualidade”. O evento aconteceu no dia 4 de Dezembro de 2014 no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – RJ.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre o desenvolvimento do local e das suas funcionalidades e depois começa a falar que a palestra é baseada no livro 2 da série Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade do autor Carlos Eduardo A. Durgante, mais especificamente sobre o capítulo Obsessão Pelo Prazer e Sexualidade que foi escrito pelo médico e palestrante espírita Sérgio Lopes.

Lembra sobre o prazer impulsionar as vidas dos seres humanos a muito tempo e do mesmo possuir muitas formas, e aos poucos, vai se modificando a concepção e o entendimento individual sobre o assunto.

Diz sobre o prazer vir misturado com alguma culpa e/ou dificuldade e que, historicamente, existem duas grandes correntes sobre a questão com pontos de vista muito diversos. Depois faz o paralelo com a Doutrina Espírita, que para os espíritas o prazer já esteve no terreno do pecado e os dois países onde os prazeres da sexualidade nunca foram repreendidos foram China e Índia e ambos são os mais populosos do mundo.

Fala que, para o Espiritismo, o importante é procurar o bom senso e o mais próximo da Lei Divina a luz dos conhecimentos espíritas, comenta a revolução de Freud sobre as questões do prazer e sexualidade, onde o mesmo afirmou que a busca é algo necessário, positivo e lícito.

Comenta sobre o prazer ser um impulso divino, não proibido, muito desafiador e discorre sobre a parte de Sérgio Lopes no livro de referência da palestra. Diz sobre o maior problema do prazer está no intervalo entre o instinto e o reino das sensações e é nesta parte que o mecanismo de prazer começa a adoecer, principalmente por estímulos exagerados.

Lembra estarmos sempre conectados com outras mentes e diversos espíritos tanto encarnados quanto desencarnados, não existir para o espírita a opção de não interação com outros espíritos e só existe a opção mudar de sintonia através de pensamentos, leituras, escolhas e atitudes.

Fala que a bisca desenfreado pelo prazer sempre encontra parcerias e dá os exemplos das bebidas alcoólicas, orgulho e vaidade. Depois relembra os prazeres positivos, a Lei Divina estar gravada na consciência e a chave de todas as enfermidades estão no distanciamento pelo uso do livre arbítrio e no cumprimento da Lei Divina.

Por fim, cita a depressão e o vazio existencial, a importância da caridade, as obsessões e suas diferentes formas comentadas tanto no O Livro dos Médiuns de Allan Kardec e em Trilhas da Libertação de Divaldo Pereira Franco, começa a discorrer sobre os prazeres benéficos e conta a história de Francisco Spinelli e de como o mesmo se tornou espírita.

Nunca tinha visto uma palestra na íntegra do Gabriel e que surpresa ótima. Totalmente aprendizado com leveza com aquela mistura de novas caras no Espiritismo. Muito bom!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉