16/05/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Pensamento e Liberdade” – Sérgio Lopes

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooiiiieeeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Sérgio Lopes e o assunto “Pensamento e Liberdade – Os Limites do Livre Arbítrio”. O evento aconteceu no II Simpósio Médico-Espírita – Brasil-Uruguay em Santana do Livramento (RS) nos dias 18 e 15 de maio de 2019.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre o evento e suas reflexões em torno da temática da saúde com espiritualidade e diz que a proposta de todas as Associações Médicas Espíritas existentes é olhar o ser humano e a vida como um prisma de integralidade.

Começa a discorrer sobre o assunto da palestra que é o pensamento e o livre arbítrio e diz o tem é mais para reflexão do que encontrar respostas e soluções. Depois diz sobre cada indivíduo ter uma condição única, uma questão em particular e a igualdade entre todos são suas diferenças.

Relembra a questão 843 do O Livro dos Espíritos, onde é abordado sobre o livre arbítrio, principalmente sobre os atos, lembra a diferenciação dos seres humanos para indivíduos de outras espécies.

Fala sobre o livro Cérebro Triuno que foi escrito por ele e outros autores, diz que o ponto delicado dos sentimentos é o amor e discorre sobre as questões neurológicas dos indivíduos e suas ligações com a sociedade e outras pessoas.

Aborda sobre as primeiras experiências do psiquismo rudimentar nas espécies animais, o livre arbítrio e onde o mesmo ainda é bastante rudimentar e relativo, pois ainda os seres se movimentam e são influenciados por fatores que interferem vivamente na liberdade dos pensamentos.

Comenta sobre somente os espíritos livres da matéria possuirem pensamento livre absoluto e discorre que o nascimento de uma criança não coincide com o nascimento psicológico do ser humano e as diferenciações de alma e espírito. Diz sobre o nível médio evolutivo ser muito pela dependência do ambiente onde se nasce e a importância de se ter uma mãe amorosa, independente se for biológica ou não, além de um lar saudável para a pessoa se desenvolver de forma boa.

Diz sobre a necessidade de olhar nos olhos dos bebês e crianças, os acontecimentos traumáticos ainda na infância, conflitos, personalidades danificadas, de atualmente vivermos em uma época onde o exterior é mais importante que o interior. Por fim, também discorre sobre Jesus ter saído para pregar após os 30 anos, a problemática se sairmos psicologicamente antes, a importância do mergulho dentro de si e o famoso “conhece-se a ti mesmo”, o legado do Espiritismo para o futuro das religiões e conta a história de uma cortesã nos tempos de Jesus.

Sergio Lopes sempre fazendo uma ligação brilhante entre a medicina e a Doutrina Espírita e as questões espirituais em si. Muito esclarecedor e sempre com aquele aprendizado com leveza.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉