13/06/2021

Hidratando a Alma: Palestra “A Inteligência e o Instinto” – Tatto Savi

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra que hoje é com Tatto Savi e o assunto “A Inteligência e o Instinto”. A live aconteceu no dia 28 de Agosto de 2020.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Ele começa falando sobre o assunto do dia, lembrando que abordará sobre inteligência e instinto a luz da ciência e também do O Livro dos Espíritos.

Depois comenta a questão 71 da obra básica já citada e a dificuldade de diferenciar inteligência de instinto e vice-versa. Diz que, segundo Kardec, inteligência é uma propriedade do princípio vital, não tem como separar uma questão da outra e dá o exemplo dele próprio como pai que se uma parte sua fosse cortada, ele continuaria sendo pai.

Fala sobre as plantas e sua vida orgânica e lembra dos seres humanos terem uma vida orgânica e inteligência e uma é separada da outra. Após traz a reflexão sobre as questões inteligentes e neurológicas e discorre em cima dos exemplos dos atores Gerson Brenner e Flávio Silvino, onde um sofreu sérios danos neurológicos após levar um tiro em um assalto e o outro sofreu um acidente de carro.

Cita do espírito dar inteligência ao corpo e o corpo é orgânico e já tem vida por si só e não necessariamente quem tem vida orgânica possui inteligência e discorre sobre as distinções das mesmas. Lembra sobre o instinto e que é uma inteligência com resposta automática a um estímulo, sem raciocínio e é por ele que todos os seres utilizam as suas necessidades. Também fala pelo instinto, os indivíduos possuem sua sobrevivência como alimentação e respiração.

Comenta não ser possível saber quando começa um e termina o outro e muitas vezes ambas se confundem e isso só é compreendido através dos atos. Após inicia uma reflexão de como algumas pessoas se utilizam mais do instinto, do famoso bateu levou e de controlá-lo, principalmente na questão da alimentação.

Depois começa a falar sobre o lado positivo do instinto e dá necessidade de ir o trocando de lugar e passando a colocar mais a razão a frente e cita os comportamento deixados pelo caminho, por causa da elevação do padrão vibratório.

Tatto também fala sobre a questão 75 do O Livro dos Espíritos, onde é perguntado se as faculdades instintivas diminuem a medida que crescem as faculdades intelectuais, cita os exemplos das inteligências dos animais e do seu antigo cachorro. Cita que para não usar mais o instinto, é necessário desprezá-lo e utilizar mais a razão e que o mesmo, quando bem usado, pode conduzir o homem ao bem.

Diz sobra a razão ter dúvidas e o mesmo não ocorre com o instinto porque ele foi programado para fazer daquele modo sempre, relembra a inteligência de Jesus e que a inteligência do indivíduo ainda falha por orgulho e egoísmo, onde a razão raciocina e oferece ao ser humano a escolha do livre arbítrio e o direito de errar.

O palestrante comenta sobre o problema de errar é quando é feito de propósito, com má intenção e para prejudicar e que todos nós só vibramos pela vitória por existir a derrota e se as derrotas não existissem, ninguém se esforçaria mais.

Por fim, fala sobre o princípio inteligente e a alma espírita, sermos divididos em 3 partes, relembra a brincadeira do copo, as segundas intenções de ajudar o próximo e discorre sobre um texto de Lázaro no livro O Evangelho Segundo O Espiritismo, uma história sua na loja de carpetes e declama uma poesia.

Tatto maravilhoso como sempre. Levando aprendizado com leveza com muito conhecimento e trazendo fatos do cotidiano para melhor entendimento. Fantástico!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉