01/08/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Libertação Pelo Autoconhecimento” – Ana Jaicy Guimarães

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiieeee!!!

Domingou com a palestra espírita que hoje é com Ana Jaicy Guimarães e o assunto “Libertação Pelo Autoconhecimento”. O evento aconteceu no dia 28 de Outubro de 2018 na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas em Colatina, interior do Espírito Santo – ES.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante começa falando sobre o início do Espiritismo, junto com as provações de Allan Kardec e os adeptos da Doutrina e também as questões sobre Deus e religião.

Após discorre sobre o último discursos de Jesus, onde Ele prometeu o envio de um novo Consolador em um momento de escuridão na alma humana e também sobre a contínua descoberta da mediunidade e do Espiritismo. Fala sobre a imortalidade da alma não ser uma questão de fé e sim de uma realidade, demonstrada e comprovada ao longo dos anos. Lembra que o sentimento imortalista vem desde quando o ser humano começa a raciocinar e atualmente não termos mais a sensação e sim a certeza da imortalidade comprovada e demonstrada através das experiências realizadas pelos pesquisadores tanto antes, quanto durante e depois de Kardec.

Cita do verdadeiro espírita ser reconhecido pelo seu trabalho pessoal, da renovação, modificação de comportamento, da busca de um equilíbrio da sua forma de ser, agir e sentir. Comenta de toda a modificação para melhor e crescer vem junto com a certeza da imortalidade, principalmente nas questões de diferenciação de valores materiais daqueles possíveis de serem levados após o desencarna como a paciência, hombridade e tolerância.

Fala sobre de quando o indivíduo é convidado a dar seu parecer sobre as questões espirituais é sinal da pessoa em questão já ter valores, dá o exemplo da conversa sua com uma pessoa sobre o livro Libertação de Francisco Cândido Xavier em parceria com o espírito Emmanuel e discorre sobre a narrativa da obra.

Ana Jaicy também relembra sobre os conflitos familiares, onde muitas vezes os agentes causadores são externos como o caso das eleições de 2018, cita de entre todos os animais da Terra, o único que não saber viver é o homem, da importância da racionalidade e de usá-la em benefício próprio e do mundo ser mais feliz se todos vivessem em harmonia. Por fim, comenta sobre descobrir de verdade que o ser humano é um animal racional, lembra famosa frase “Conhece-Te a Ti Mesmo”, o vasto material para o autoconhecimento e depois conta a história sua de quando foi a um Centro Espírita muito simples e humilde no interior.

Anete tem muito a quem puxar né? Ana é um poço de calmaria e ao mesmo tempo muito aprendizado e leveza. Aquela pessoa ótima para ir tomar um café e só ficar ouvindo as histórias e absorvendo os ensinamentos. Maravilhosa!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉