14/08/2021

Hidratando a Alma: Documentário “Eurípedes Barsanulfo” – Oceano Vieira de Melo

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!!

Sabadou hidratando a alma com o documentário espírita de hoje e que foi indicado por uma seguidora lá no Instagram: Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium, lançado em 2000, com narração de Lima Duarte, direção de Oceano Vieira de Melo e está disponível no Youtube.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Eurípedes Barsanulfo (1880 – 1918) é um dos maiores nomes no meio da Educação e do Espiristimo no Brasil, mas sua notoriedade não se limita a estas áreas.  Além de educador e médium brasileiro, Eurípedes também foi jornalista e político. Foi ele quem fundou o primeiro colégio espírita do País, o Colégio Allan Kardec. A instituição disponibilizou educação gratuita para crianças pobres e órfãos.

O documentário inicia contando o surgimento da cidade de Sacramento e a importância que duas Marias tiveram para o local tanto pelas questões espirituais quanto pela cidade em si.

Sendo assim, os convidados vão comentando sobre a cidade, o nascimento de Eurípedes e seus primeiros anos de vida e os papéis importantes que tiveram os médiuns Mariano Cunha e Frederico Peiró para Sacramento, o Espiritismo e também para o despertar espiritual de Eurípedes.

Durante a narrativa, é mostrado ao telespectador, os fatos seguintes a “conversação” de Eurípedes para a Doutrina Espírita e o despertar total da sua mediunidade. Com isso, inicia a segunda parte do documentário que é a vida e obra do médium para o Espiritismo e para a cidade.

Dois fatos muito conhecidos são bastante abordados: O surgimento do primeiro colégio espírita do Brasil chamado Colégio Allan Kardec e suas atividades totalmente fora do padrão como não ter exames tradicionais, abolições aos castigos e recompensas e aulas de Filosofia, Botânica, Artes e Histórias das Religiões. E o segundo é sobre sua forte mediunidade de desdobramento, onde o mesmo por diversas vezes, pegava “no sono” dando aula mesmo, ia para outro lugar, voltava e contava tudo que fez, ouviu e com quem esteve para os alunos.

Uma história lindíssima quanto a esse fato é: Desdobrado, Eurípedes fez o parto de uma mãezinha que morava longe da cidade. Acordado, foi convocado pelo pai para ajudar no nascimento sem saber que a criança já tinha nascido. Chegando lá, a nova mamãe confirma a presença anterior do médium. Nestas situações, Eurípedes era auxiliado pelo amigo espiritual Bezerra de Menezes que era médico quando encarnado e continua sua missão depois do desencarne.

Por fim, o documentário mostra o desencarne do médium quando mesmo foi vítima da gripe espanhola e o legado de Eurípedes Barsanulfo para o Espiritismo e para a cidade de Sacramento com suas obras assistencialistas, escritos e aprendizados como um todo.

A cinematografia vai intercalando a narrativa de Lima Duarte com as explicações e relatos dos convidados. E além da história como um todo de Barsanulfo, o documentário relata a forte importância de Mariano e Frederico para o Espiritismo e que muitas pessoas conhecem.

A obra é ótima para quem gosta de conhecer mais a fundo os personagens importantes para o desenvolvimento da mediunidade e da Doutrina Espírita, principalmente no Brasil. Se hoje sabemos um pouco mais sobre desdobramento é graças a Barsanulfo, né não!?

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉