21/08/2021

Hidratando a Alma: Filme Luca – Enrico Casanova

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espiritualista de hoje: Luca, lançado em 2021, com direção de Enrico Casarosa e está disponível na Disney Plus.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Em Luca, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.

O filme tem Luca como protagonista, se passa na Rivera Italiana e conta a história dos monstros marinhos que são temidos pelos humanos no lugar.

Sendo assim. a obra vai mostrando os dois mundos: A vida dos supostos monstros marinhos embaixo da água e dos humanos vivendo suas vidas na superfície e alguns tentando capturar os mesmos.

Com o passar do tempo, vivendo sua pacata vida marinha e sempre proibido pelos pais de subir, Luca conhece Alberto, que também é um dos seus, porém, com total liberdade de “virar humano” quando bem entender.

A amizade da dupla se fortalece e Luca conhece um novo mundo, ou melhor, resolve se aventurar pelos lugares, até então, proibidos pelos pais. Os dois nutrem um desejo em comum: Ter uma vespa.

Com esse pequeno desejo ambicioso para um monstro marinho, os dois vão criando altas expectativas. E após ser descoberto pela família, Luca decide fugir de “casa” e os dois resolvem se abrigar na cidade e, enfim, ter a tão sonhada Vespa.

Chegando lá, conhecem o mundo dos humanos e também Julia. Uma menina solitária e que constantemente sofre bullying dos moradores do local por nunca conseguir completar a competição anual do lugarejo.

O trio acaba se entendendo entre si, além dos aprendizados e crescimentos mútuos, mesmo com o ciúmes de Alberto com a amizade estreita de Júlia e Luca. Com o passar do tempo, os desejos do protagonista vão mudando e de uma Vespa, o rapaz agora sonha em estudar.

A partir de então, o telespectador vai acompanhando todas as consequências da dupla sozinhos e junto com a moça, os pais procurando por Luca e o entendimento de algumas questões e pré-conceitos existentes e já mitos da Rivera Italiana.

As partes espirituais vão ocorrendo ao longo de toda a narrativa e o filme todo possui algumas interpretações. Eu terminei com duas: Uma é quanto as escalas evolutivas. De quando o ser humano consegue o mais alto, não deseja e faz de tudo para não voltar para baixo. Tanto que o tio de Luca representa bem isso: Mora sozinho e isolado em um lugar sem ninguém e sem nenhuma luz e vive o dia inteiro fazendo vários nadas. E a outra é de como todos nós vivemos essa dualidade entre mundos. Quando encarnados, acordados somos humanos e quando dormimos “viramos” espíritos e nos desdobramos para onde queremos.

E é impossível terminar o filme sem a vontade de querer colocar Luca em um potinho, principalmente pela sua simples vontade de estudar, o que era um tremendo impedimento, até então, por ele ser um monstro marinho.

A obra é aquele aprendizado com leveza que todo mundo gosta e fofo e reflexivo ao mesmo tempo. Vale a pena pagar um mês de Disney Plus para assistir a Luca e também a Soul (Post aqui) e Rei Leão (Post aqui). Aliás, lamentável não ter mais um mês de graça. Poxa, Disney!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉