03/09/2021

A Vingança do Judeu – Wera Krijanovskaia

Por Juliana Morgensten de Souza

A Vingança do Judeu / Wera Krijanowskaia / Pelo Espírito J.W. Rochester / 372 Páginas / Editora Lake / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieeeee!!!

E depois das indicações de duas seguidoras lá no Instagram, resolvi me jogar em A Vingança do Judeu da autora Wera Krijanowskaia em parceria com J.W. Rochester e a minha edição é da Editora Lake.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

“Abrão Maier, velho financista israelita, amealhou vasto pecúlio na França do século XIX, propiciando a seu único filho, Samuel, educação das mais esmeradas, sendo-lhe no entanto vedado o acesso à alta sociedade, por conta de sua condição racial. Apaixonado pela cristã Valéria e vendo-se repudiado, faz uso das maneiras mais sórdidas para conseguir seu intento, depois de ameaçar a família de donzela com títulos de dívida de grande valor. No entanto, vê seus planos serem desbaratados pelo príncipe de “O…”, a quem Valéria foi prometida. Seguem-se sucessivas vinganças de ambas as partes, contando inclusive com o aparecimento de diversos acontecimentos mediúnicos. Levarão os personagens os ensinamentos do Bem ao coração ou continuarão presos na senda do ódio? Não deixe de ler neste que é uma das principais obras do romancista francês em sua longa parceria com a médium russa.”

A história é um romance espírita clássico e antigo, se passa na Europa e tem 4 protagonistas: Samuel, Valéria, Ruth e Raul.

Samuel é banqueiro, está com sérios problemas financeiros e é judeu, o que era uma situação terrível naquela época. Começa a se envolver com Valéria que faz parte da conhecida família do local e são cristões fervorosos. Ao mesmo tempo, a moça também conquista o coração do príncipe Raul que é igualmente cristão.

Sendo assim, Valéria e Samuel iniciam um romance com muito amor e entendimento, porém, por preconceitos religiosos e culturais são afastados e a protagonista é prometida para Raul, mesmo não querendo. O bater o martelo para o enlace desagradável para a moça se dá após o príncipe ficar gravemente enfermo entre a vida e a morte.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar a vida do trio e todas suas problemáticas emocionais, espirituais e amorosas, onde o banqueiro tenta cometer suicídio sem sucesso após saber do casamento, Valéria tendo que lidar com sua situação e também com a notícia que seu amor tinha se matado e Raul na ilusão de estar amando e sendo amado. E com isso, surge a 4ª pessoa envolvida na história: Ruth, onde a mesma é de família judia e sempre foi apaixonada por Samuel.

Com o passar do tempo, Samuel vai se tornando vingativo, revoltado e não aceitando sua condição e também de ter perdido Valéria. Mesmo casando com Ruth, seus problemas emocionais e espirituais ficam, a cada dia, mais agravados. Tanto é que Ruth e Valéria engravidam e dão a luz na mesma época e o banqueiro decide trocar os filhos. Ou seja: Uma criança com sangue azul e futuro príncipe será criado como judeu e a criança judia como futuro príncipe. Para seu intento conta com a ajuda de Estevão e Marta, que após, a mesma percorre seus dias em grave crise de consciência.

Sendo assim e de forma previsível, com o crescimento das crianças, Raul começa a ficar intrigado de ter sido traído e passa a se envolver com outras moças, entre elas, a própria Ruth que igualmente não se encontra feliz no seu casamento. Já Samuel, vai ficando a cada dia mais doente espiritual e emocionalmente falando até o momento que conhece a Doutrina dos Espíritos.

Depois de uma sessão de conhecimento e outra em sua casa, o banqueiro começa a ser guiado e auxiliado pelo seu pai para abrir os olhos espirituais e daí surge a situação que faz a grande maioria fugir do Espiritismo: A consciência da vida eterna, das suas sombras e a grande importância da reforma íntima. O mesmo acontece com Raul, porém, em Paris e depois de sair de casa por acreditar ter sido gravemente traído por Valéria e saber quem, de fato, era Ruth. Com ele, todo o suporte espiritual se dá com sua mãe que já acreditava na existência pós vida terrena ainda encarnada.

A partir de então, vamos acompanhando as várias diversas fases do quarteto, suas provações e expiações e seus amadurecimentos emocionais e espirituais e tendo como suporte os amigos espirituais e a Doutrina em si.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega blaster ultra fluída e envolvente. E é cada plot twist um atrás do outro de se ficar zonza. Apenas arrependida de não ter feito a leitura desse baita livro antes. História realmente incrível e bem diferenciada da dupla Wera – Rochester.

Onde Encontrar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉