19/09/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Compromisso Espírita, Deveres Essenciais” – Artur Valadares

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra de hoje que é com Artur Valadares e o assunto “Compromisso Espírita, Deveres Essenciais”. A live aconteceu no dia 20 de Agosto de 2021 para a Aliança Municipal Espírita de Ponte Nova, interior de Minas Gerais.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre os compromissos assumidos quando o indivíduo, de fato, abraça a Doutrina Espírita, conta sobre a história dos primeiros espíritas ainda nos tempos de Allan Kardec e relembra os relatos encontrados na Revista Espírita.

Cita o livro A Viagem Espírita de 1862 escrita por Kardec, comenta sobre as lembranças do tradutor Wallace Leal sobre a narrativa e também as outras vezes que o codificador foi a campo para divulgar a Doutrina Espírita. Logo após, discorre sobre os fatos presentes na Revista Espírita de 1861, onde Kardec relatou sua viagem a Bourdeaux e conheceu um operário que por lá se encontrava.

Fala da necessidade de darmos ao Espiritismo, aquilo que tanto recebemos, a importância dos deveres essenciais surgidos na consciência da pessoa a medida de ir avançando nos conhecimentos doutrinários. Artur relembra os compromissos espíritas citados por Kardec na cidade já citada acima e discorre sobre os mesmos. Aborda também do Espiritismo ser uma doutrina de consciência, autoconsciência e de discernimento porque nada é imposto e tudo é refletido.

Diz que o indivíduo só se liberta quando avança, progride e aceita o desafio de se fazer melhor a cada dia a partir dos conhecimentos adquiridos. Também comenta dos acessos a novos horizontes, a cobrança da própria consciência em determinadas situações, a dificuldade com antigas posturas e discorre sobre as palavras de Emmanuel no livro Vinha de Luz sobre o assunto.

Artur fala sobre as responsabilidades das escolhas e de não se ter a dimensão e grandeza dos conhecimentos espirituais quando encarnados e só nos deparamos com a valorização dessa questão quando chegamos ao mundo espiritual. Depois lembra de não bastar somente conhecer a Doutrina, ficar contemplando os outros com suas dores e angústias e nada fazer para difundir as benções e luzes, principalmente pela maneira de viver e ser. Sendo assim, não se faz do Espiritismo um culto ao egoísmo e a indiferença para os outros e nem se foge do mundo para vivenciar a Espiritualidade.

Por fim, o palestrante vai citando os deveres dos compromissos espíritas citados na Revista Espírita que são o de submissão e humildade de fazer ouvir com docilidade, afeição e amar com ternura, zelo para atender os interesses com ardor e a prática que faz honrar pelas obras.

Artur foi simplesmente prático e muito eficiente, além da tranquilidade e sabedoria mesmo sendo tão jovem em transmitir a mensagem quanto aos compromissos espíritas. Muito bom!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂