07/10/2021

À Luz do Consolador – Yvonne do Amaral Pereira

Por Juliana Morgensten de Souza

À Luz do Consolador / Yvonne do Amaral Pereira / 158 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooiiiieeee!!!

E daí sigo no meu projeto indireto de ler todos os livros da autora Yvonne do Amaral Pereira na sequência…ou quase. Desta vez, o escolhido foi À Luz do Consolador, que foi lançado pela Editora Feb.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Médium reconhecida e trabalhadora ativa da seara espírita, Yvonne Pereira contribuiu inúmeras vezes com artigos para a revista Reformador, publicada pela Federação Espírita Brasileira desde 1883. Eram artigos de conteúdo doutrinário, experiências de vida, mensagens confortadoras e diversas lições esclarecedoras que acabaram por cativar o público leitor. Incentivada pelo alcance do material, a FEB Editora reuniu, em À luz do consolador, textos da autora publicados entre os anos de 1960 e 1980, voltados para espíritas e não espíritas que desejam conhecer novos pontos de vista sobre a juventude, o livre-arbítrio, a mediunidade, a obsessão e a caridade, entre outros interessantes temas.

Ao todo são 34 capítulos, tendo ainda a guisa de apresentações e dados biográficos de Yvonne.

Durante toda a narrativa, a autora vai dando conselhos sobre a vida, suas experiências mediúnicas e literárias. Os mesmos foram publicados na revista Reformador nos períodos entre 1960 a 1980.

Inicia falando sobre a vitória sobre a morte e depois passa para a verdade mediúnica, a grande doutrina dos fortes, o estranho mundo dos suicidas, os jovens espíritas, incompreensão, mediunidade e doutrina, o grande compromisso, o melhor remédio, nos tempos das mesas, preces especiais, tomentos voluntários, detalhes, destino e livre arbítrio, sonhos, um pouco de raciocínio, a força do exemplo, o grande esquecido, o livro que faltava, os espinhos da mediunidade, necessidade de sublimação, um estranho caso de obsessão e a obsessão em si, Emmanuel Swedenborg, psicografia e caridade, ontem como hoje, convite ao estudo, página dolorosa e depois do calvário.

O livro, além dos conselhos e questões pessoais, também vem trazendo dados, histórias, diferenciações, outras referências de autores e respostas para perguntas feitas por leitores na época. Esses dias citei em uma resenha (Post aqui) que Kardec seria um grande adepto dos vídeos no youtube e reels no Instagram, pois o mesmo vale para Yvonne. Já imagino que tudo uma colab dessa dupla, hein!?

O texto é de fácil entendimento e a leitura é intermediária, pois existem alguns pontos reflexivos, principalmente sobre mediunidade e a literatura espírita como um todo. Nesses dois pontos é impressionante o quanto os temas são atuais, mesmo tendo sido escritos a tempos atrás.

Quanto as mensagens em si, é nítido o carinho, gratidão e sensibilidade nas respostas e nas palavras como um todo nestes textos publicados naquela época. E para quem está lendo os livros dela em uma crescente é notório o amadurecimento em todos os aspectos.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂