10/10/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Há Livre-Arbítrio Ou Tudo É Fatalidade?” – Evelyn Freire de Carvalho

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeeee!!!

Domingou com hidratando a alma com a covidlestra de hoje: “Há Livre-Arbítrio Ou É Tudo Fatalidade?” com Evelyn Freire de Carvalho e a live aconteceu no dia 11 de Setembro de 2021.

A palestrante começa falando sobre o tema em questão e como é relevante discutir o assunto, principalmente nos dias atuais e onde estamos sendo chamados pelo Cristo para utilizarmos da melhor maneira e lembra de como a Doutrina Espírita vem mostrar que o livre arbítrio está relacionado com a responsabilidade.

Diz sobre quando se estuda nessas questões, automaticamente, aprende-se também sobre a lei de liberdade e discorre sobre a mesma. Comenta da liberdade ser gradual e quanto maior a evolução e obediência as leis de Deus, maior a independência e autonomia. Lembra de ninguém gozar de liberdade absoluta porque, neste ponto, chega-se até a lei de igualdade e sociedade e todas as leis devem conviver de forma harmônica e recíproca. Isso quer dizer que a liberdade sempre será limitada porque há direitos a serem respeitados.

Comenta da liberdade ter dois aspectos perante a Doutrina Espírita: O primeiro é o de pensar, onde é a única liberdade plena que todos tem e a consciência que é um pensamento íntimo pertencido ao homem e tem uma relação direta com as suas experiências, crenças individuais e ocorre o aprimoramento a medida do espírito ir evoluindo e existir um controle de pensamentos.

Evelyn também discorre sobre a importância do comportamento a medida do indivíduo ir evoluindo, as diferenças de pensamentos, questões com espíritos mais jovens com aqueles mais adiantados e aborda de forma mais profunda a escravidão moderna por causa do orgulho e do egoísmo, onde faz o ser humano ainda ser escravo politicamente, economicamente, religiosidade ou de vícios.

Fala da utilização do livre arbítrio em relação ao próximo, principalmente em relação a opiniões e religiões diferentes e o maior desafio do ser humano é conviver bem com as diferenças e de quanto os espíritos precisam usar de todo o conhecimento para fazer boas escolhas. Cita sobre a Lei de Deus fazer a pessoa diminuir suas tendências inferiores e a vontade de agir diferente e que Ele sabe da evolução ser gradual e permitir do livre arbítrio também o ser.

Depois, a palestrante aborda sobre o livre arbítrio, diante de algumas situações, ficar parcialmente comprometido, porém, nunca completo. Ou seja: Não se foge da Justiça Divina, mesmo se tal fato se der com algum processo obsessivo, lembra de Deus avaliar todos os atos e situações de modos diferentes e dá o exemplo do suicídio a partir de influências espirituais e também do sujeito que bebe e faz algo ilícito.

Por fim, discorre de até que ponto algo ser livre arbítrio ou ser fatalidade e como conciliar e diferenciá-las. Cita a importância do planejamento reencarnatório, lembra das provas morais serão sempre decorrentes do livre arbítrio e somente os assuntos de ordem física são planejamentos antes de encarnar novamente e, mesmo assim, não existe determinismo. Com isso, dá o exemplo de uma pessoa que teria uma doença aos 40 anos e diante da sua vivência de boas escolhas, essa condição é reavaliada pela Espiritualidade e a enfermidade aparece bem depois. E lembra da lei de causa e efeito não ser a mesma coisa de lei de ação e reação.

Evelyn incrível como sempre e cada vez melhor nas suas explicações sobre os assuntos do Espiritismo e de modo geral também. Muito bom!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂