30/10/2021

Hidratando a Alma: Filme “Paulo, Apóstolo de Cristo” – Andrew Hyatt

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espiritualista de hoje e que foi indicado por uma seguidora lá no Instagram: Paulo, Apóstolo de Cristo, lançado em 2018, com direção de Andrew Hyatt e está disponível no Youtube Movies e até amanhã (31/10) ainda pode ser encontrado na Netflix.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Paulo (James Faulkner) era conhecido como um dos perseguidores de cristãos mais cruéis de seu tempo. Mas tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus. A partir desse momento, esse jovem se torna um dos apóstolos mais influentes do cristianismo.

A obra possui duas frentes: A primeira é de Paulo de Tarso sendo preso e seus primeiros momentos no local e a segunda é dos cristãos enfrentando duras penas por fazerem parte do Cristianismo assumidamente. A narrativa se passa nos tempos do mandado de Nero em Roma.

Sendo assim, temos o Imperador querendo controle absoluto sobre tudo, inclusive das questões religiosas dos moradores, os assumidamente enfrentando os soldados e ainda assim não desistindo do Cristianismo e Paulo de Tarso preso.

Apesar do seu estado precário, o apóstolo continua com a sua moral intacta após a conversão e dá o seu jeitinho de prosseguir falando sobre Deus e Jesus. Ou seja: Foi impedido de se expressar nas ruas e fisicamente, porém, as palavras sempre caridosas e acolhedoras não foram caladas.

Enquanto isso, os cristãos tentam viver suas vidas da melhor forma entre lutar pela sobrevivência e mesmo assim continuar orando e acreditando em Deus. Em muitos momentos, tiveram várias baixas tanto de desencarnados quanto de desistentes. Neste ponto, temos Priscila como protagonista e principal divulgadora do Evangelho.

Com o passar do tempo, Paulo de Tarso tem a companhia do médico Lucas e ambos começam a relembrar os velhos tempos, principalmente de quando Saulo tornou-se Paulo. Além disso, é possível ver, na prática, a moral elevada de ambos.

Tudo estava indo bem para o Imperador Nero, até sua filha ficar severamente doente e não sabendo mais o que fazer chama Lucas para examiná-la. Como cristão e caridoso, o médico ajuda e ainda precisa do auxílio de mais pessoas “do seu lado” para fazer a menina melhorar. Ou seja: Caridade pura e simplesmente sem olhar a quem.

Depois deste fato, os laços entre Nero e Paulo se estreitam um pouco, porém, o apóstolo sempre deixa claro que não quer convencer ninguém de nada, continua preso e depois morto.

O filme é bem tranquilo de ser assistindo e bastante reflexivo também, pois Paulo, com poucos recursos e preso em uma cela, continuou propagando o Evangelho da forma que deu e com sua moral intacta e elevadíssima. Também estiveram muitos fortes as questões da caridade nua e crua e da resiliência em todos os momentos.

Para quem deseja conhecer a vida de Paulo como Saulo antes da conversão, recomendo a obra Paulo de Tarso e a História do Cristianismo Primitivo (Post aqui) e o mesmo está disponível na Amazon e no Youtube.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂