09/01/2022

Hidratando a Alma: Palestra “A Codificação Espírita” – Orlando Noronha Carneiro

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiiieeeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra do Orlando Noronha Carneiro e que foi uma indicação de uma seguidora lá no Instagram. A live aconteceu no dia 12 de Novembro de 2020, teve como assunto “A Codificação Espírita” e foi transmitido pelo canal do Centro Espírita João Batista de Wenceslau Braz, interior do Paraná.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Depois da prece, o palestrante começa discorrendo sobre o surgimento da religiosidade, mediunidade e seus variados tipos, cita o livro Paulo e Estevão de Chico Xavier em parceria com Emmanuel, a profundidade da Doutrina Espírita e as provas e expiações.

Fala sobre a codificação espírita e seus princípios, conta a história do surgimento das mesas girantes e do Espiritismo e de Hippolyte se tornar Allan Kardec. Comenta sobre O Livro dos Espíritos e da sua grande importância para a Doutrina Espírita e discorre sobre os capítulos do livro e a organização metódica dos mesmos. Também fala sobre o trabalho de perguntas e respostas feitas por Kardec junto com diversos espíritos. Diz sobre a necessidade dos espíritos precisarem de um codificador em Terra para iniciar o Espiritismo e abordar as questões espirituais.

Após, começa a falar sobre o O Livro dos Médiuns, que é mais conhecido como o Espiritismo experimental e lembra o livro Instrução Prática também escrito por Kardec que foi um ensaio sobre a mediunidade e antes de surgir o segundo livro da codificação espírita. Além disso, discorre sobre os capítulos de O Livro dos Médiuns que possui introdução, prolegômenos e as duas partes principais: noções preliminares e das manifestações espíritas.

Dando continuidade as explicações, Orlando relembra sobre o terceiro livro da codificação que se chama O Evangelho Segundo O Espiritismo que aborda as explicações máximas morais do Cristo tendo ligação com a Doutrina Espírita e suas aplicações na vida. Diz sobre os capítulos presentes na obra que se divide em o prefácio, introdução e 28 capítulos.

O palestrante também fala sobre O Céu e O Inferno que comenta sobre as passagens da vida corporal para a espiritual e discorre sobre os anjos e demônios, penas morais e espirituais e as reais condições dos espíritos. Depois é comentado sobre a quinta obra da codificação espírita chamada A Gênese, seu estudo mais técnico, científico e filosófico e a divisão dos capítulos que possui introdução, a gênese, os milagres e as predições. Por fim, Orlando faz um grande resumo das funções e especialidades de cada livro referido.

Que surpresa incrível! Adorei o Orlando e, principalmente, transmitir os ensinamentos com muita sabedoria e calma. Além disso, possui um trabalho lindíssimo com cartas psicografadas.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂