23/08/2022

A Menina da Montanha – Tara Westover

Por Juliana Morgensten de Souza

A Menina da Montanha / Tara Westover / 352 Páginas / Editora Rocco / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiieeee!!!

Depois de ler e ouvir muitas resenhas positivas, por curiosidade peguei para ler o livro A Menina da Montanha da autora Tara Westover e lançado pela Editora Rocco. A história é sobre a vida real de Tara e contada pela própria.

Inicialmente achei que fosse ser um livro comum, porém, ao longo da leitura vi a necessidade de fazer uma resenha sobre o mesmo, muito em função do meu amor por livros comuns que também abordam questões espirituais e religiosas, mas principalmente por algo chamado positividade / espiritualidade tóxica.

Mais bora conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Tara Westover tinha 17 anos quando pisou pela primeira vez numa escola. Criada nas montanhas de Idaho, nos Estados Unidos, ela cresceu preparada para enfrentar o fim do mundo. Sua casa era praticamente um abrigo antiaéreo com estoque de comida. Tara também nunca foi a um médico. A família vivia totalmente isolada da sociedade, sem ninguém para oferecer uma educação formal, ou para proteger a jovem dos ataques violentos de um irmão mais velho. Quando um dos irmãos da jovem conseguiu chegar à universidade e trouxe notícias da vida além das montanhas, Tara decidiu tentar um novo estilo de vida. Ela aprendeu, de forma autodidata, matemática, gramática e ciência, e conseguiu chegar à universidade, onde estudou psicologia, política, filosofia e história. Sua busca por conhecimento a transformou e a levou para Harvard e Cambridge. A trajetória de superação de Tara é contada em A menina da montanha, um dos mais aclamados lançamentos do ano. Narrado com ritmo e fôlego de romance, o relato autobiográfico ocupa os primeiros lugares da concorrida lista dos mais vendidos do The New York Times desde o lançamento, acaba de ser eleito o livro do ano de 2018 pela Amazon e já figura entre as principais listas dos mais vendidos do Reino Unido, Canadá, Itália e Irlanda, países onde foi lançado. 

O livro possui 3 grandes partes, onde Tara descreve sua infância, seus abrir de olhos espirituais e emocionais e as consequências desta escolha e situação.

Tara vem de uma família de mormons, moradora das montanhas de Idaho nos Estados Unidos, com muitos irmãos e os pais acreditam piamente no fim do mundo, que remédios, médicos e hospitais são para controlar as pessoas e somente o pai e a mãe sabem o que são melhores para os filhos.

Um dia, um fato policial importante acontece na cidade e o pai faz a família se isolar mais ainda da sociedade. A única, até então, com algum contato social é a mãe, onde a mesma é parteira e manipula energia e óleos essenciais para tudo e qualquer coisa.

Na vida de Tara tudo estava aparentemente bem após a impressão de fim de mundo ter se dissipado um pouco. Um dia, surpreendentemente, um dos irmãos chamado Tyler resolve ir embora e viver a própria vida longe dos pais. Com isso e a partir disso, começa a acontecer um plot twist atrás do outro.

No cotidiano e em virtude da inconsequência do pai e seu fanatismo cego, muitos fatos negativos acontecem como acidentes de carros, quedas, queimaduras graves, machucados e todos são tratados pela mãe… com alinhamento de chakras, óleos essenciais dos mais variados e se algo aconteceu foi porque Deus quis assim e são provas que a pessoa precisa passar para ter a salvação.

Crescendo, aos poucos, Tara vai abrindo seus olhos em todos os aspectos, até que decide ir para a faculdade, mesmo nunca tendo frequentado uma escola regular na vida. É ali que uma nova protagonista surge e começa a analisar todos os fatos e consequências do que foi sua existência até ali. A tremenda ignorância, os abusos do irmão Shawn e os pais sempre passando pano, as coisas mais graves acontecendo e tudo sendo tratado com energias, óleos essenciais e porque Deus quis assim e toda a conspiração de controle e que o mundo vai acabar.

Com essas descobertas, amadurecimentos e reforma íntima sem querer, as consequências acabam sendo o término das afinidades da moça com seus entes familiares. Se antes existia um fio, mesmo que tóxico e controlável, depois da abertura de olhos isso finaliza e torna-se escasso. Sendo assim, Tara continua sua caminhada, sendo considerada uma pária na família e ao mesmo tempo conseguindo bolsas e estudos em Cambridge e Harvard.

Por nada mudar de uma hora para a outra e depois de 17 anos na mais intensa rigidez e controle, o leitor acompanha a dura batalha de Tara para torna-se uma mulher adulta com opiniões próprias e sua batalha diária para não sucumbir. Nestas partes deu muita vontade de colocá-la em um potinho real oficial.

A Menina da Montanha deixa em aberto e faz o leitor refletir sobre o papel da mãe na história toda, pois uma hora diz uma coisa e depois torna-se outra e uso da sua mediunidade para ganhar dinheiro. Além disso, aborda por linhas tênues e esperadas para um livro normal sobre obsessão, vulnerabilidade, usar os dons mediúnicos para controlar os outros, caridade e entendimento espiritual e a linha tênue entre ser religioso, acreditar nas questões da própria religião e controlar as pessoas e tornar-se um fanático absoluto.

O texto é de fácil acesso e a leitura é fluída e vai ficando envolvente no passar da leitura. Você termina o livro e continua refletindo sobre o mesmo depois de muito, muito, muito tempo. Ainda mais sendo uma história verídica, o que faz os fatos ficarem megamente surreais.

Onde Achar:

Loja Virtual da Editora Rocco

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂