O Ritual de Umbanda – Eliana Pacco
O Ritual de Umbanda / Eliana Pacco / 110 Páginas / Editora Vozes de Aruanda / ☆☆☆☆☆
Oooooiiieeee!!!
E daí peguei para ler O Ritual de Umbanda: Para Leigos e Iniciantes. O mesmo é o 4º livro da série Umbanda, Muito Prazer! da autora Eliana Pacco e lançado pela Editora Vozes de Aruanda.
Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.
(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)
Nesse livro 4 da série “Umbanda, Muito Prazer!” a autora explica, de maneira leve e descomplicada, os Assentamentos, Firmezas, Consagração e Imantação de objetos, defumação, ponto riscado, pontos cantados, etc. Ensina como fazer Guias de Preto Velho, Caboclo, Exus e demais entidades da Umbanda. Você saberá a razão das velas, bebidas e fumo, uso de pólvora, folhas e ervas. Há saudações especificas para cada momento do culto (chamado Gira): saudação a Tronqueira, aos Guias de Direita e Esquerda, etc., e a autora aborda cada um deles com as devidas explicações dos seus fundamentos. Saiba sobre a organização, cargos e práticas dos Terreiros conhecendo as funções do Dirigente, Mãe Pequena, Pai Pequeno, Cambone e Curimbeiros (também chamados Ogãs). Saiba a diferença entre Umbanda, Catimbó, Jurema Sagrada e Juremá. Esse livro vai direto ao ponto, sem rodeio e enrolação.
Por aqui, a autora vai discorrendo e desmistificando algumas situações e ritos dentro de uma séria Casa de Umbanda e até de Candomblé. Sendo assim, o livro possui 10 capítulos com vários subtópicos dentro de cada, além da parte pré-textual.
O Ritual de Umbanda inicia com Liturgias, Rito e Sacramentos e aqui é comentado todas as questões, muitas vezes divulgadas até de certa forma preconceituosa, do trabalho em si como assentamentos, bater cabeça, cruzar, consagrar, passe umbandista, roupa branca, defumação, banhos, batizados e casamentos dentro da Umbanda.
Já o segundo capítulo é sobre os guias, para que servem, os fios de conta e cada entidade ter o seu guia. Indo para o terceiro capítulo temos as Oferendas e depois as Magias e Seus Elementos, onde é comentado sobre os pontos riscados, pembas, pólvoras, folha e ervas. No quinto e sexto capítulos é discorrido sobre as velas e as questões sobre o fumo, a bebida e os comportamentos dos médiuns em relação a esses dois temas bem polêmicos e até pouco conhecido para os leigos realmente.
A partir da sétima parte, se entra em assuntos mais técnicos e gerais espiritualistas, digamo assim. Pois é falado sobre a organização, cargos e práticas dentro de uma Casa Umbandista, ou seja, a hierarquia como os dirigente, mães e pais de santos, cambones e os pontos cantados. No oitavo capítulo é falado sobre telepatia, aruanda, Juremá, demanda e depois os gestuais, saudações e finaliza com o já tradicional e bem presente dicionário de Umbanda que existe em todos os livros da série.
Como sempre, Eliana vai dando pinceladas sobre os principais temas e instiga o leitor a querer procurar e saber mais sobre um determinado tópico. Realmente é um abrir de portas e de olhos espirituias também porque, como dizem, conhecimento liberta e retira muitos pré-conceitos e desmistificações. Inclusive, para quem é do Espiritismo e fica perdido como eu com tanta hierarquia e cargos dentro da Umbanda e Candomblé, é uma ótima pedida porque a autora aborda sobre isso no capítulo 7. É uma organização e tanto digna de palmas e admiração.
A diagramação continua o mesmo padrão dos outros livros, ou seja, o título, a autora discorrendo sobre o tema e depois perguntas e respostas esclarecedoras e práticas.
O texto é de fácil entedimento e é realmente feito para os leigos e a leitura é fluída. Se tiver tempo e, dependendo da intenção de leitura, é possível começar e terminar em um único dia. E agora só me faltam dois livros para terminar essa série incrível, tão esclarecedora e um abrir de portas incrível.
Onde Achar:
Disponível em formato físico e digital:
(Blog ganha comissão por venda)
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 🙂