10/10/2022

Castelos de Marzipã – Lygia Barbiére Amaral

Por Juliana Morgensten de Souza

Castelos de Marzipã / Lygia Barbiére Amaral / 384 Páginas / Editora Lachâtre / ☆☆☆☆☆

Skoob

Ooooiiiieeee!!!

A grande pergunta do dia é: “Como nunca tinha feito e mostrado nenhuma resenha de algum livro da Lygia Barbiére Amaral?” Acabei resolvendo essa questão com o livro Castelos de Marzipã que foi lançado pela Editora Lachâtre.

Antes, um aviso: O livro possui muitos gatilhos e a resenha contém spoilers. Se estiver sensível emocionalmente ou espiritualmente falando, não leia nenhum dos dois. Qualquer coisa, procure o CVV.

Agora sim partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Existem mais de 340 milhões de pessoas vivendo com o diabetes no mundo. Calcula-se que este total irá saltar para 380 milhões até 2025 se nenhuma providência for tomada no sentido de prevenir a população e conscientizá-la da urgente necessidade de reverter este quadro. O diabetes, sobretudo o tipo 2, afeta 5,9 por cento da população adulta mundial. Quase metade deste imenso número de pessoas não sabe sequer que tem a doença, aumentando ainda mais o risco de suas possíveis complicações. O diabetes é a principal causa de cegueira no mundo e também a principal causa não traumática de amputações de membros inferiores. Enfartes são três a cinco vezes mais frequentes nos portadores da doença, dos quais 65 por cento apresentam pressão alta, para citar apenas algumas delas. Afinal, conteúdos genéticos à parte, será que existe uma explicação espiritual para o diabetes?  Será possível que no mundo espiritual alguém programe, de livre e espontânea vontade, nascer ou vir a desenvolver essa doença ao longo da existência? Com que finalidade? Será que só quem come muito açúcar tem essa doença? Em que medida gostar muito de comer doces pode ser considerado uma compulsão? Todas as compulsões possuem uma raiz em comum?      A resposta para essas e muitas outras perguntas é mais um dos temperos do romance “Castelos de Marzipã”, oitavo romance espírita e jornalístico de Lygia Barbiére.

O mesmo é um romance espírita que começa antigo e termina atual, se passa no Brasil e possui Jonas, sua filha Maria Elisabete, a neta Fênix e o genro Zé Renato como protagonistas.

Sendo assim, o livro inicia com Jonas indo visitar a filha depois de conseguir se recuperar do seu desencarne e estudar bastante nas colônias espirituais. No plano terreno, encontra Babete em voltas com as empresas deixadas por ele, seu vício em doces e bolos e um casamento que está um tanto estranho com Zé Renato. Além disso, ainda possui a neta Fênix que foi criada sozinha por Babete porque ela nunca quis contar a verdade ao pai da menina. Depois de um tempo, foi morar com a vó Zuleika porque estavam mais brigando do que se dando bem e por a filha não aceitar o seu novo casamento e a passividade diante do marido.

A partir de então, o leitor vai acompanhando o desenrolar dos acontecimentos através dos olhos e percepções de Jonas, onde o mesmo, aos poucos, começa a entender os motivos de estar no local. Conscientemente ou não, Fênix acaba seguindo os mesmos passos da mãe, ou seja, engravida do namorado que está se mudando para o Canadá. Ao mesmo tempo, Zé Renato abandona a esposa a deixando sem nada por pura ganância.

Com isso, vai ocorrendo um plot twist atrás do outro junto com as narrativas também sendo contadas por Babete e Fênix. Cada uma vai dando a sua visão dos acontecimentos, suas simpatias, empatias e os motivos de tomarem tais decisões. Ao mesmo tempo, a narrativa vai caminhando as escolhas e consequências dos personagens. Por questões emocionais, Babete desenvolve diabetes e não se cuida de jeito nenhum, chegando a ter sérias crises provocadas por glicose elevadíssima e Fênix tendo de cuidar da sua mãe e também da filha Martina que está para chegar.

Já Renato entra em profunda crise de consciência depois de algum tempo e torna-se também viciado, só que em cocaína. Um dia, sofre um grave acidente e acaba sendo internado em um hospital espírita especializado em viciados. A partir de então, seus olhos espirituais começam a ser abertos, além do leitor acompanhar sua reforma íntima lenta e progressiva.

Castelos de Marzipã discorre sobre um vício que parece ser inofensivo, mas que acarreta muitos problemas que são os doces. Babete, por sintonia e depois de um tempo, torna-se presa fácil para um espírito sofredor viciado em doces. Mesmo com algum entendimento, a protoganista se afiniza como se não houvese amanhã e sofre todas as consequências desta situação. Inclusive, a questão dos vícios como um todo é bastante comentada durante todo o livro, tanto os, hoje bem comuns, como cocaína e álcool quanto os inofensivos como comidas, doces e até religioso.

As partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a narrativa. No plano terreno, temos Jonas querendo ajudar e sendo preparado para isso e no plano físico fica a cargo de Cris, que também possui diabetes e é espírita.

Além de todas essas questões, a obra também aborda sobre perdão, ignorância espiritual e emocional, passividade, os problemas acarretados pela falta de autoestima, a aceitação das provas, homeopatia combinada com as medicações tradicionais e expiações e as ligações de vidas passadas dos envolvidos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, sendo necessárias pausas para reflexões. Os livros da Lygia sempre possuem temas polêmicos e bastante gatilhados. E por ser jornalista, a autora coloca bastante informações tanto de modo geral quanto espirituais e locais reais. Com isso, é mais aconselhável para quem está bem em todos os aspectos.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂