06/12/2022

Nossas Vidas – Cláudia Jacqueline Almeida

Por Juliana Morgensten de Souza

Nossas Vidas / Cláudia Jacqueline Almeida / 45 Páginas / Amazon / ☆☆☆☆☆

Goodreads

Ooooiiieeee!!!

Passeando pelo Kindle Unlimited resolvi me jogar no livro Nossas Vidas: Por Espíritos Amigos da autora Cláudia Jacqueline Almeida e lançado de forma independente pela Amazon.

Antes um aviso: A obra e a resenha possuem gatilhos. Não leia nenhum dos dois se estiver sensível emocional ou espiritualmente falando. Qualquer coisa procure o CVV.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Nossas Vidas é um romance que aborda a luta dos afro descendentes diante de uma realidade da escravidão que não foi criada por eles em contrapartida uma liberdade que não os preparou para serem cidadãos de direitos, com seus sonhos, cultura e religiosidade E como, mesmo assim , grupos quilombolas começaram a se reorganizar enquanto cultura para construírem a sua verdadeira liberdade. Como este livro tem um caráter espirita busca se que o leitor possa entender que a vida é uma oportunidade de fazer diferente, ser feliz, perdoar para que um dia ” Em uma relva verde possamos nos encontrar e com alegria comemorar que não deixamos mais uma encarnação passar, pois os laços foram refeitos “.

O mesmo é um romance espiritualista antigo e possui, principalmente, Emerenciana como protagonista e tem duas grandes partes.

Sendo assim, o e-book mostra os últimos anos de império no Brasil e, consequentemente, da escravidão e a transição entre a abolição e a nova vida dos mesmos. Um fato curioso é os fatos acontecerem no Rio Grande do Sul. Bem raríssimo um livro espírita abordar a temática do império em terras riograndenses e bastante interessante também.

A primeira parte se passa na Fazenda Santa Martha com a família do seu Quincas junto com a sua filha Vitória. Além disso, ainda tinha escrava e preta velha Emerenciana que era respeitada por todos, inclusive pelos patrões. Com isso, a narrativa vai mostrando passado e presente, com todo o desenrolar dos acontecimentos que chegaram até o matrimônio de Vitória com Pedro José e também como foram morar na região Sul do país.

A partir de então, Nossas Vidas vai discorrendo sobre as vidas naquela época tanto com os negros quanto da casa grande, tendo o filho de Vitória e Pedro José chamado André Luiz fazendo a ponte entre um lado e outro tanto para o viés positivo quanto negativo.

Indo para a segunda parte, temos André Luiz já bem adulto, voltando a Rio Grande e agora totalmente agressivo e preconceituoso com os negros de modo geral e, principalmente, aqueles que trabalhavam na Fazenda Santa Martha. Ao mesmo tempo, o leitor conhece Tomé que é filho de Emerenciana e tem personalidade e atitudes totalmente opostas ao filho de Pedro José e Vitória.

Sendo assim e depois de um tempo, temos uma terceira parte sem querer querendo quando a abolição chega e o livro começa a mostrar todas as consequências espirituais e físicas desta questão. Inclusive é nesta parte que a Igreja Católica se faz mais presente e os orixás e a cultura afro vão ficando subentendidos durante todo o texto.

Como disse acima, as partes espirituais ocorrem de forma contínua e naturalmente entre as questões, principalmente com Emerenciana.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e envolvente. Se tiver tempo, é possível de ser lido em um único dia. Além disso, você quer colocar alguns personagens em um potinho. É um romance espiritualista bem de transição para quem vem de uma leitura pesada ou de algum livro de estudos bem denso.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂