16/02/2023

Divaldo Franco: Mediunidade ou Distúrbio Mental? – Leonardo Machado e Liliane Machado

Por Juliana Morgensten de Souza

Divaldo Franco: Mediunidade ou Distúrbio Mental? / Leonardo Machado e Liliane Machado / 76 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooooiieeee!!!

Dando uma volta pelo Kindle Unlimited, resolvi pegar para ler Divaldo Franco: Mediunidade ou Distúrbio Mental? dos autores Leonardo Machado e Liliane Machado e disponibilizado pela Feb Editora.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Por séculos, a comunidade científica relacionou experiências espirituais a transtornos da mente. Não é, de fato, incomum que pessoas com quadro psicótico afirmem ouvir vozes ou ter visões. Ao analisar um dos maiores médiuns que se tem notícia, os médicos psiquiatras Leonardo e Liliane Machado buscam esclarecer a questão: Divaldo Franco – mediunidade ou distúrbio mental? A partir de entrevista realizada com o médium baiano, os autores analisam Divaldo desde a infância, sob as óticas médica e espírita. Esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo, alucinação? Influência obsessiva, percepções mediúnicas? Colocando Psiquiatria e Espiritismo lado a lado, a obra não só diagnostica o que é normalidade ou patologia.

O mesmo vem abordando sobre todos os estudos realizados com Divaldo Pereira Franco desde a sua infância quanto a sua mediunidade, com o plus de uma entrevista realizada pelos autores com ele. Lembrando que o ocorreu igualmente com Chico Xavier também.

Com isso, o livro possui 4 capítulos começando com a apresentação e depois passando para a introdução com 5 subtópicos como descrição geral do caso, improváveis doenças no período infantojuvenil e no adulto jovem, a questão da suicidabilidade e a conclusão onde a mediunidade parece ser a explicação mais plausível. Por fim, coloca a biografia de Divaldo Pereira Franco e referências.

A obra vai misturando fatos já relatados pelo próprio médium baiano, principalmente no seu filme como quando quase cometeu suicídio perto do elevador Lacerda e foi salvo por amigos espirituais e sua irmã já desencarnado por ter praticado o mesmo ato e as consequências mundiais do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther.

Divaldo Franco: Mediunidade ou Distúrbio Mental? também discorre a linha tênue existente entre dons mediúnicos e problemas psicológicos, suas diferenciações, como as situações eram tratadas anteriormente e o que mudou após os estudos realizados por Allan Kardec e sua equipe. Ao mesmo tempo que fala sobre esquizofrenia, transtorno bipolar, espectro autista, companhia imaginária ou invísivel, igualmente vai discorrendo dos motivos de Divaldo não ter nenhum deles e sim somente mediunidade ostensiva e de missão. Isso é plenamente mostrado nos capítulos improváveis doenças no período infantojuvenil e no adulto jovem e foram os dois capítulos que mais gostei, muito em função das suas explicações e didáticas.

A diagramação é padrão, onde existe o número, o nome do capítulo e depois o assunto é discorre sobre a luz da Espiritualidade e também da situação na vida de Divaldo Franco.

O texto é de fácil entendimento e a fluidez da leitura depende da intenção com a leitura e independente disso, pausas são necessárias para reflexões. Mesmo tendo menos de 100 páginas, o contexto é bem denso e tudo acaba se tornando importante.

O livro é ótimo para quem esteja se descobrindo mediunicamente falando agora, queira saber a diferenciação de dons mediúnicos para problemas psicológicos, deseja conhecer um pouco mais da vida do médium que ficou tão conhecido mundialmente e é um ótimo complemento de algum estudo sobre mediunidade.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂