26/02/2023

Hidratando a Alma: Palestra “Por Que Orar e Vigiar?” – Evelyn Freire

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooiiiieeeeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra espírita de hoje: “Por Que Orar e Vigiar?” com Evelyn Freire. A live aconteceu no dia 7 de Dezembro de 2020 no canal da própria Evelyn chamado Conhecendo o Espiritismo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

A palestrante começa falando sobre o alcance do orai e vigiai, de primeiro falar de um e depois do outro, a necessidade do controle mental, a importância do autoconhecimento que precisa estar fundamentada em uma fé racional e inabalável.

Comenta sobre a oração, lei de adoração, vigilância e o reconhecimento de ser um processo de cuidado e adoração e a famosa frase “conhece-te a ti mesmo”. Aborda sobre a efetivação da vigilância, o que é vigiar, o cuidado com as emoções e fraquezas, da impossibilidade de cuidar do desconhecido, o reconhecimento das próprias imperfeições e a precaução para não sair e a lei de adoração envolver oração e vigilância.

Também discorre e desmembra sobre a prece, qual a oração mais agradável a Deus e aquela verdadeiramente alcançada pelo Criador, a prece feita de coração e pela verdade dos sentimentos e da alma e, caso contrário, ela não é uma oração agradável a Deus. Diz sobre a necessidade de sintonia, a problemática da fé mecânica, de sempre orar com humildade e nunca com orgulho, de todos ainda serem enfermos da alma e estarem sempre fazendo um esforço para serem um pouco melhor e aprender a amar.

Lembra sobre as pessoas não se acharem merecedoras de orar ao Pai, o reconhecimento das próprias imperfeições é um ato de humildade, a Espiritualidade suprir a pequenez de cada um, ou seja, dar uma maior força no momento da oração e ter mais energia ou a própria Espiritualidade orar pela pessoa, se a mesma tiver merecimento.

Cita da prece ser sempre bem vinda sendo o indivíduo ser merecedor ou não, de ser feita em qualquer lugar e não somente em lugares específicos como templos e igrejas e o verdadeiro templo de cada um ser o interior e não um lugar físico e comenta sobre a Espiritualidade saber fazer os nossos desejos serem ouvidos se a pessoa fizer a sua parte.

Relembra sobre a prece ser feita só ou de forma coletiva, a necessidade de todos estarem com o mesmo pensamento se a prece for feita de forma coletiva, fala sobre Deus não buscar preces com grandes quantidades e nem precisar de rituais e Deus só pedir um coração purificado. Discorre sobre o objetivo das preces, provas e expiações, Deus nem sempre mudar os desígnios da existência da pessoa pelo que ela está pedindo e é através da prece que a sintonia com o Mais Alto é aberta para ter a inspiração nas respostas e nas soluções dos problemas.

Após comenta sobre o vigiai, as tentações ainda existentes no íntimo de cada um, dá o exemplo das bebidas alcoólicas, as fraquezas do espírito, a própria pessoa ser o próprio responsável pelo seu fracasso ou sucesso, as reencarnações não livrarem nenhum de nós das tentações e sim nos colocarmos de frente a elas novamente e não abrir mão da vigilância, as palavras do amigo espiritual Emmanuel no livro Fonte Viva, as precauções para evitar a queda e dos erros e a importância da vigilância completa.

Por fim, fala da mudança de psicosfera e atitudes quando ocorre a vigilância, a melhora em si e no outro, principalmente pelos exemplos na prática, a importância do orai e vigiai, do Evagelho no Lar, as palavras contidas no livro Mais Luz e termina declamando a poesia chamada A Prece.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂