25/04/2023

Chico, O Menino Aluado – Ada May

Por Juliana Morgensten de Souza

Chico, O Menino Aluado / Ada May / 144 Páginas / Editora Lachâtre Jovem / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiiieeee!!!

E daí peguei para ler um livro pela capa real oficial: Chico, o Menino Aluado da autora Ada May e lançado pela Editora Lachâtre Jovem. E sim! O mesmo é uma biografia do Chico Xavier para o público infantojuvenil, em formato de romance e com uma pitada de conto espírita. Uma salada mista que deu muito certo, diga-se de passagem.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

“Chico, o menino aluado” narra a história da grande amizade entre dois meninos. O mais novo é Chico, órfão, pobre e, além de tudo, muito azarado; vive cheio de problemas porque, segundo dizem as más línguas, é assombrado por fantasmas. O mais velho é Renato, um garoto rico e bem nascido, um verdadeiro reizinho. Salta aos olhos o contraste que há entre a vida dura do pobre Chico e a vida muito mansa que leva Renato. Superando o abismo social que os separa, há algo muito forte a uni-los: a infância. O livro deseja contar para a garotada como foi a infância e o início da juventude de Francisco Cândido Xavier, numa homenagem da autora à comemoração do centenário de seu nascimento. Justamente para fazer um contraponto à infância muito dura que Chico Xavier viveu, a autora mistura realidade e ficção, insere seus próprios personagens e ressalta a paisagem lúdica e divertida da infância das crianças da época. O objetivo de divulgar a infância de uma pessoa que é uma referência nacional como Chico Xavier é o de colocar em evidência o exemplo maravilhoso que ele proporciona às futuras gerações, é falar do exemplo dado por um espírito determinado e bom por natureza que não se deixou contaminar pela violência nem pelo descaso com que foi tratado em várias oportunidades e que, com trabalho e determinação incomuns, realizou com sucesso a missão a que se propusera, apesar de nunca ter sido favorecido pelo meio social em que vivia.

Sendo assim, a obra possui ao todo 8 capítulos e mais as referências bibliografias que falam sobre ele e começa com o médium mineiro ainda criança em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais e toda a sua problemática familiar já conhecida, seus amigos, vizinhos, seus apelidos Chico Furado e Aluado e seu cachorro.

Aos poucos, o livro vai mostrando indícios das primeiras manifestações mediúnicas do mesmo, as consequências deste fato, as visões antigas da Igreja sobre mediunidade e seu primeiro emprego, onde ocorreu uma intensificação da sua sensibilidade, os contatos inicias com as obras da codificação espírita e também o seu sucesso literário e mundialmente conhecido.

A obra como um todo vem trazendo um Chico bem gente como a gente para ocorrer a identificação com o público mais jovem, tanto é que a 95% da narrativa são a vida dele com seu pai e conhecidos e também dos primeiros “sintomas” da sua mediunidade. Ou seja: Tudo que pode acontecer com qualquer criança e/ou adolescente no plano terreno. Inclusive o próprio leitor adulto consegue tirar um pouco a imagem já consolidada do mesmo e que, tantas vezes, nos faz temer e/ou endeusar.

A diagramação é padrão, onde possui o número e título em uma página e na outra já vem com desenhos muito bonitos e o discorrer das histórias que em um momento parece romance e em outro lembra bastante conto.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é bem fluída e envolvente do começo ao fim real oficial. Se tiver tempo é possível de ser lida em dois dias. Além disso, é um ótimo abrir de portas para quem deseja começar a conhecer a vida do médium mineiro ou queira apresentar Chico Xavier de uma forma mais humana e simples para alguma criança, adolescente ou ente querido.

Dois pontos curiosos a serem comentados: Um é que Emmanuel não é citado em momento algum, sendo o foco totalmente no médium mineiro ser humano real oficial e também o livro termina com muitas dicas de livros que comentam sobre Chico Xavier já adulto, médium conhecidíssimo e, consequentemente, do seu mentor também.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂