09/05/2023

O Espiritismo e as Questões Sociais – Adriana Saraiva Paim

Por Juliana Morgensten de Souza

O Espiritismo e as Questões Sociais / Adriana Saraiva Paim / 184 Páginas / Editora Evangraf / ☆☆☆☆☆

Oooiiieeee!!!

E depois da Zoé (Post aqui), chegou a vez da filha começar a escrever livros espíritas e esclarecedores. Durante a pandemia, a Adriana Saraiva Paim lançou a obra O Espiritismo e as Questões Sociais pela Editora Evangraf e só consegui pegar para ler agora. Lembrando que a autora é psicóloga, espírita e também trabalha no Centro Espírita Círculo da Luz.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Todas as páginas da Codificação nos convidam à superação do nosso egoísmo e do nosso orgulho, buscando a Fraternidade Universal, através da prática da lei de amor, justiça e caridade. O Espiritismo prega amor e conhecimento acim ade tudo (“Espíritas, amai-vos, este o primeiro mandamento; instrui-vos, este o segundo!”) e afirma que “fora da caridade não há salvação”, ensinando-nos que somos todos irmãos perante Deus, apenas em diferentes estágios evolutivos! (…) O Livro dos Espíritos nos ensina que a maior virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo e que o verdadeiro espírita é aquele que compreende as consequências morais da Doutrina e esforça-se por praticar seus ensinamentos.

O mesmo é um livro de estudo espírita e, ao todo, possui 25 capítulos, além da apresentação e depois as considerações finais e as referências bibliográficas.

Sendo assim inicia com os princípios básicos da Doutrina Espírita e depois passa para as diferentes ordens dos espíritos, pluralidade dos mundos habitados, a função social do Espiritismo, relação da Doutrina Espírita com outras religiões e com a ciência, o Espiritismo e as questões políticas e o compromisso com a verdade e a divulgação de fake news, entre outros.

A partir do 9º capítulo começa a ser abordado questões mais humanas e bem gente como a gente. Com isso, discorre sobre o direito à vida e após sobre a violência, o suicídio e as doenças mentais, alcoolismo e o uso das drogas, desigualdade de riquezas, papel da sociedade, igualdade de gênero e sexismo, relações familiares, educação, trabalho, razão dos sofrimentos, egoísmo e solidariedade, calamidades, a função social das doenças e a covid-19 e seus reflexos sociais.

Durante toda a narrativa, Adriana vai mesclando temas do cotidiano junto com alguns pingos de psicologia e também espirituais, principalmente com referências bibliográficas muito da boa.

Os capítulos que mais chamaram a minha atenção foram o 5 – A Função Social do Espiritismo, pois é um tema ainda pouco abordado, inclusive dentro da Doutrina Espírita, o 6 – Relação da Doutrina Espírita com Outras Religiões e com a Ciência, onde é abordado a importância da liberdade em todos os aspectos e o respeito também e o 22 – Egoísmo x Solidariedade que é comentado muito sobre o orgulho e o quanto o mesmo pode ser benéfico ou maléfico para o indivíduo, principalmente nos tempos mais complicados da pandemia.

A diagramação é bem padrão com um desenho com bonequinhos em fraternidade pelo planeta e depois o número, título e a narrativa do assunto como um todo.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e densa ao mesmo tempo com pausas sendo necessárias para reflexões. É um ótimo livro para leitura do cotidiano mesmo, para quem deseja conhecer um pouco a mais da Doutrina Espírita, inclusive a autora deixa isso bem claro nos primeiros capítulos ou como complemento de algum estudo sobre um determinado tópico presente na obra. O único ponto negativo é que é bem complicado de encontrar para comprar ou até mesmo dar uma olhadinha e matar um pouquinho a curiosidade.

Onde Achar:

Estante Virtual

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂