21/05/2023

Hidratando a Alma: Palestra “Cuidando De Quem Cuida” – Ana Cláudia Quintana Arantes

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiiieeee!!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espiritualista de hoje: Cuidando De Quem Cuida com Ana Cláudia Quintana Arantes e o evento aconteceu no dia 23 de Abril de 2015 no Instituto de Seguridade Social Metrus em São Paulo – SP.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

A palestrante começa falando que cuidar de quem cuida diz respeito a uma realidade que vai pertencer ao ser humano mais cedo ou mais tarde e ou cuidaremos ou seremos cuidados.

Comenta sobre a quantidade de mortes no Brasil, inclusive aqueles desencarnes anunciados, ou seja, o diagnóstico de uma doença grave, incurável, crônica ou câncer, também que se pode estar saudável e não funcionar direito internamente e estar doente e estar bem de certa forma.

Fala das atividades básicas e instrumentais da vida diária, a autonomia e a independência e que todo mundo, em maior ou menor grau, vai experimentar um processo de dependência em algum momento da sua existência física. Discorre também que a maioria não quer ser cuidado, aquelas pessoas que não e as que se cuidam e correr o risco faz parte do processo de adoecer.

Aborda que todo ser humano cuidado é uma vida digna, dá exemplos na prática sobre os cuidados, a experiência da dependência ser extremamente transformada tanto para pior quanto para melhor, aceitar ser cuidado é o maior ato de coragem de qualquer indivíduo e a leveza de quem aceita cuidar por escolha.

Também comenta sobre o cuidador, todos os dias, ter a opção de ir embora, conta a história do seu pai na UTI, a pessoa doente não ter opção de ter alguém no lugar, a diferença entre assunto e a vida na prática e discorre sobre quem cuida de quem.

Fala sobre trechos do livro A Última Grande Lição do autor Mitch Albom, a importância de cuidar com amor, outras doenças que as pessoas precisam ser cuidadas e as prevalências de sintomas, os cuidados do paciente em fase final de vida e a diferença entre doença e sofrimento. Comenta sobre o estresse e sua fisiologia, o reconhecimento de ser aquela pessoa que manda e não que cuida, a problemática de querer controlar tudo, todos terem 4 personalidades e desmembra cada uma delas.

Conta a história de uma paciente sua com Alzheimer, as fases do estresse na vida moderna, a diferença entre envolvimento e comprometimento, o estresse, os hormônios e a imunidade.

Aborda sobre a importância do autocuidado, da responsabilidade pelos próprios pensamentos, palavras, atos e sentimentos e de se estar alinhado. Por fim, relembra a síndrome de burnout, atenção, empatia, cuidar do outro como estivesse cuidando de si mesmo, as 4 dimensões do burnout, as dicas para dar conta de tudo e a dimensão social.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂