28/02/2019

A Sabedoria da Transformação – Monja Coen

Por Juliana Morgensten de Souza

A Sabedoria da Transformação / Monja Coen / 192 Páginas / Editora Academia / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Hellooou! Tudo bom?

E depois dos vídeos, resolvi me jogar em um livro da Monja Coen.

Já adianto que li com olhos espiritualistas e não budistas. E para mim foi um show de culturas.

Bora para a resenha e ler todos os detalhes?

Neste livro, Monja Coen, missionária oficial da tradição Sôtô Zenshû para o Brasil, convida o leitor a lançar um olhar sobre si mesmo e a rever valores e conceitos. Num texto leve e bem-humorado, conta fatos históricos e situações cotidianas, fala de personagens ilustres e de pessoas comuns. A sabedoria da transformação procura nos conscientizar da importância de refletir sobre as nossas atitudes no dia a dia, para que, fazendo o nosso melhor, possamos ser a transformação que desejamos ver no mundo.

Buscar a paz interior e, consequentemente a felicidade, é uma meta a ser conquistada. Através do desafio da vida humana, podemos encontrar um caminho de prática que nos leve ao nosso eu verdadeiro para desfrutarmos de uma vida simples e feliz.

Monja Coen, neste livro, nos presenteia com um texto claro e objetivo, recheado de amor ao próximo. Através de reflexões sobre acontecimentos ocorridos e experiências vividas, a autora ajuda ao leitor a refletir sobre suas atitudes e a buscar a transformação.

Coen relata as diversas experiências que possuiu e nos trás as tradições diferentes, principalmente na Índia e no Japão. Literalmente se viaja sem sair do lugar.

Ao longo da narrativa, ela vai misturando fatos gerais com a sua vida, onde nos conta como iniciou no budismo e a morte do pai da sua filha.

São 56 capítulos divididos em duas partes: Reflexões e Experiências. Ela coloca um tema, mostra uma história e depois nos dá o seu parecer sobre o assunto.

Coen comenta sobre as escolhas que fazemos, o não mentir, diferenças culturais, o céu e o inferno, liberdade, dar e receber, entre outros. É cada tapa na cara que você fica zonza. 😛

3 fatos chamaram bastante a minha atenção:

A história na Índia que as crianças de até 12 anos não são cremadas, se decompõem a olhos vistos e são as comidas dos cachorros. Tudo na maior naturalidade. Para nós é chocante, mas, imaginem o quanto da nossa cultura não é chocante para eles? 🙂

Um fato que fiquei bastante intrigada é quanto a inveja e aos ciúmes dentro do Mosteiro. Você está ali para evoluir, se propõe a altos sacrifícios e fica de birrinha por ego. Os humanos são pessoas a serem estudadas mesmo porque ooolhaaaa.

E por fim, que existem muitos elos entre o Budismo e o Espiritismo, principalmente, na questão da evolução moral, do auto conhecimento e ajudar o próximo.

A leitura é bem leve e fluída. Se você tiver tempo consegue ler em um dia. As palavras mais complicadas é quando ela se refere as questões budistas, mais daí é uma questão sua ir mais a fundo para conhecer melhor a doutrina ou não.

Lerei mais Monja Coen? Siiiiim! \o/

Onde Achar:

(Você ganha desconto e o blog recebe comissão por venda)

E você? Já leu? Me conta nos comentários a sua opinião. 🙂

Fan Page do Blog:

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂