O Passe – Jacob Melo
O Passe – Seu Estudo, Suas Técnicas e Sua Prática / Jacob Melo / 448 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆
Oooiiieee!
E, enfim, eu li O Passe de Jacob Melo, mais conhecido também como um dicionário sobre a questão. 😛
A obra é um manual completo sobre o assunto, onde o autor fez uma compilação de tudo que já foi escrito sobre o passe em variados livros espíritas.
Mais bora conferir todos os detalhes na resenha.
(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)
Prefaciando esta obra, Suely Caldas Schubert nos traz a feliz lembrança das palavras do apóstolo Pedro quando, à porta do templo, frente ao coxo de nascença, olha-o firmemente e diz: “…Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isto te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”*
Tal passagem se enquadra perfeitamente como introdução deste livro de inestimável utilidade na orientação, estudo e prática de um valioso recurso para alívio e cura das enfermidades do espírito humano, denominado em nossos meios como “o passe”.
O autor, utilizando um total de 252 referências bibliográficas, objetiva mostrar aos leitores um estudo sério do fenômeno da doação de energias, discorrendo, de maneira racional, como recomenda Kardec, sobre o conhecimento já adquirido pela Ciência e por várias correntes espiritualistas.
Trata dos seguintes aspectos, em síntese: – definições e objetivos; – Ruídos e perispírito; – fé, merecimento e vontade; – tipos de passes e técnicas; – água fluidificada; – a cura e as diversas escolas de cura; – as gesticulações e respirações.
Trata, ainda, do funcionamento do trabalho de passes na Casa Espírita e fornece noções básicas de anatomia e fisiologia humanas.
Conclui, salientando a necessidade do estudo da fluidoterapia para a tarefa cristã de servir e iluminar almas. * Atos, 3:6.
O Passe possui 9 grandes capítulos divididos em vários subtópicos. Começa com as definições do passe, passa para seus objetivos, assuntos complementares como fluídos, perispírito e centros de força.
Depois chega até quem é quem no passe e as questões de merecimento e vontade, quem recebe e quem doa e o potencial fluído. Também é comentado sobre como aplicar e os tipos existentes de passe.
Logo após, a narrativa caminha para quando aplicar o fluído magnético e quais são os lugares apropriados para ocorrer o passe. Passa para as recomendações, ou seja, as técnicas, os que os passistas devem ou não fazer antes, durante e depois, o mesmo valendo para quem recebe.
Também é comentado outras maneiras de aplicar e as diferentes formas de usar o passe, a água fluidificada, as questões sobre os incensos e talismãs, a roupa branca e a fixação do número de vezes.
A narrativa chega até a cura e as outras diversas formas de curas como a cromoterapia, cristais e magnetoterapia.
O último capítulo é sobre assuntos diversos e comenta sobre como lidar com crianças, idosos, gestantes tanto na posição de dar o passe quanto para receber. Como aplicar o passe, o quão a ausência de vícios é extremamente importante para o sucesso da transmissão de energia, as equipes, ter ou não música, passes em plantas e animais e os trabalhos das benzedeiras.
A obra possui ainda muitos apêndices explicativos sobre todas as áreas corporais, como funcionam, onde estão localizadas e os benefícios do passe nas regiões.
O texto é de compreensão média, porém, a leitura é densa e é necessário ir lendo aos poucos pelo tanto que informação contida no livro.
Eu fiquei chocada com a quantidade de pesquisa e estudo feita pelo autor. Referências bibliográficas riquíssimas. Sabe aquele livro que tem algo sobre o passe no meio da história e que você nem prestou tanto assim quando leu? Pois, com certeza, foi encontrado pelo Jacob e colocado no livro.
O Passe é mais indicado para quem já tem alguma noção do assunto ou trabalha a bastante tempo como passista. Para quem está começando, dá uma esperada. Vai estudando em outras mais simples e diretas porque vai compreender melhor.
Onde Achar:
Disponível somente em formato físico:
(Blog ganha comissão por venda)
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 😉